VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA –

O mundo e principalmente o nosso Brasil e a nossa cidade estão mudando com inquietante rapidez. Nós ouvimos diariamente só notícias sobre guerras, acidentes, tragédias, mortes inesperadas, brigas no futebol e crimes hediondos. E eu aprendi na vida que violência gera violência. Também no meu curso de jornalismo aprendi que se publicar só violência na imprensa não é saudável.Contudo, percebo que os rádios, as tvs e todas as outras mídias aumentaram a divulgação sobre violência e todos adotaram o modelo do antigo Aqui e Agora. Parece que buscam apenas uma coisa: a audiência. A qualquer hora do dia. Começando já em plena madrugada. Talvez pelo aumento dos eventos que originam essas notícias e que tanto aguçam a curiosidade das pessoas

E você passa o dia todo com essa violência e todos esses dramas na cabeça, prejudicando até a nossa saúde mental. Nas mídias sociais essas notícias também proliferam. Eu fico com a nítida impressão que os bandidos usam essa radical mudança para aparecerem diariamente. E as pessoas dão corum para que eles sejam vistos com incrível insistência nos meios de comunicação. Tanto é que a maioria da bandidagem nem tenta mais esconder seus rostos quando cometem as mais loucas violências, de cara lavada.

Realmente os crimes aumentaram bastante. Procuro uma explicação para tanto desmando e não encontro. Será que somos de fato um povo violento? Será que é só uma questão social? E aí fico procurando outras explicações. As drogas entram em primeiro lugar. Que estão se expandindo por todo o pais. A fragilidade da nossa legislação vem em seguida, com a impunidade reinando em todo canto. A falta de orientação familiar também. Os Jogos na internet é um outro motivo nesse incentivo da violência entre os jovens. Porém muitos não aceitam essa última explicação. Mas sinto que a partir dessas coisas a nossa Juventude está em permanente perigo.

Percebo que algo precisa ser feito mas confesso que não sei exatamente o que. O fato é que sou favorável que a legislação se modifique, que a polícia melhore sua eficácia e que se diminua a influência das mídias nessa exposição desses eventos e das variadas violências. E que exista uma ética para regulamentar o que se publica diariamente. Eu acho que algo precisa ser feito nessa área, sem necessariamente interferir na liberdade de expressão e informações das pessoas. Que se tornaram as grandes vítima de toda essa loucura que vemos diariamente.

As pessoas parecem gostar de ver e ouvir esses relatos. Mas isso não me parece ser a melhor atitude. Mesmo considerando a falha na segurança pública, o que ocasiona a proliferação desses fatos. Que gera insatisfação e reações diferentes nos indivíduos. Aqui no Rio Grande do Norte, onde essas coisas não existiam tanto antes, as ocorrências atuais mostram como tudo está diferente. E quanto mais se fala, menos soluções surgem. O que alimenta a proliferação desse mal. Até quando meu Deus?

 

 

Nelson Freire – Ex-deputado estadual, economista, bacharel em direito e editor do Blog Ponto de Vista

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *