VAI GASTAR SUA ENERGIA COM O QUÊ? –

Todos os dias, enfrentamos batalhas, das mais diversas. Bens materiais, relacionamentos amorosos ou profissionais… não importa. Todos somos colocados à seguinte prova: contra o que devemos gastar nossa energia? O que exatamente vale a pena perder nosso ânimo, nosso bom humor, nossa autoestima, nosso sono?

Todos somos guerreiros, mas devemos escolher com cuidado aquilo que vamos combater. Escolher os “adversários”, as “armas”, escolher onde depositar nossa tão preciosa energia.

Algumas pessoas dedicam-se a “juntar bens nesta terra”, outras a fazer e manter amigos, umas lutam contra aquilo que suas mentes e princípios consideram errado, outros contra injustiças.

Alguns não lutam contra certos tipos de “adversários”, como os poderosos, os maliciosos ou os rancorosos. Porém, acredito que o pior deles são os ambiciosos, porque eles reúnem mais “qualidades” (não no bom sentido) que todos os outros. Os ambiciosos querem mais, qualquer coisa mais, mesmo que não desejem de fato ou não precisem. Eles têm mais jogo de cintura, mais cara de pau, mais maldade, maldade mesmo, daquelas de novela.

Então, por que nos envolvermos numa “guerra” pessoal contra alguém que só vai sugar o que temos de bom, que, mesmo que perca, vai lutar pela revanche? Alguém que vai tomar sua energia, sua força e ainda vai tomar aquilo que deseja a qualquer tempo?

Devemos lutar contra tudo que é errado, sim, mas não exaurir-se numa batalha que se mostrará inútil, que não vai nos levar a lugar nenhum.

Temos que nos resguardar para lutar contra os males que atingem o mundo: o egoísmo, a maldade, a injustiça. Mas para fazer isto precisamos estar treinados e preparados para o que vamos enfrentar.

Não se permita entrar numa luta vã.  Não caia na armadilha daqueles que só querem “puxar seu tapete”. Você é um guerreiro, e o verdadeiro guerreiro escolhe onde, quando e pelo que vai lutar. Entra na arena de cabeça erguida, faz a sua parte e isso é o que conta de verdade.

É diferente ser arrastado para uma batalha e escolher lutar por ela. Faça a opção que parece mais acertada!

Ana Luíza Rabelo Spencer, advogada ([email protected])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *