Alunos de Artes Visuais do IPP revitalizaram um dos prédios que pertence ao instituto. (Foto: Reprodução/Twitter)

O Instituto Politécnico do Porto (IPP) será a quinta instituição de ensino superior de Portugal que vai aceitar o uso da nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) na seleção de alunos brasileiros.

O convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi firmado no mês passado.

“O Enem, que proporciona muitos acessos à educação superior no Brasil, aos poucos também está abrindo boas oportunidades de estudo em Portugal”, destacou o presidente do Inep, Chico Soares.

As universidades portuguesas de Coimbra e Algarve já têm convênio com o Inep desde 2014. Em 2015, o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) passaram a usar o exame.

De acordo com Carlos Ramos, vice-presidente do IPP, cerca de 300 estudantes brasileiros já estão matriculados na instituição.

Com unidades nas cidades do Porto, Matosinhos, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Vila Nova de Gaia e Felgueiras, o IPP tem mais de 18.500 estudantes em sete institutos. Ele oferece cursos de Engenharia, Contabilidade e Administração, Gerenciamento, Turismo e Hospedagem, Estudos Industriais, Tecnologia, Educação, Música e Artes Performáticas e Ciências da Saúde.

O processo seletivo começa a partir de setembro através do portal da instituição (www.ipp.pt). A taxa anual é menor para os brasileiros, que têm desconto por fazerem parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Assim, o valor pode variar de 1.500 a 2.250 euros, de acordo com o curso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *