A UFRN em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realiza, de 16 a 18 de novembro, o 3º Simpósio Brasileiro do Potencial Energético das Microalgas, em Natal, com intercâmbio de conhecimento da comunidade científica nacional e internacional em torno da produção de biodiesel.

A programação prevê discussões científicas por meio de mesas-redondas, minicursos, painéis e palestras. Buscando proporcionar espaços para debate sobre mercado, viabilidade e pesquisa com biocombustível produzido a partir de microalgas.

As atividades envolvem técnicas de cultivo, coprodutos com interesse biotecnológico e métodos de extração de óleo. O coordenador de Ações de Desenvolvimento Energético do MCTI, Rafael Menezes, participa de um painel sobre políticas públicas.

Outras palestras abordam a bioprospecção, as dificuldades de identificação e o potencial produtivo de algumas espécies; a capacidade de se desenvolver atividades em terras semiáridas do Nordeste, mesmo diante de altas temperaturas, baixa disponibilidade de água e solos salinos; e o aproveitamento de resíduos de usinas sucroenergéticas no cultivo de microalgas.

Segundo a presidente do 3º Simpósio, Juliana Lichston, o evento “ampliará os conhecimentos na área e os aspectos relacionados ao meio ambiente, de forma a auxiliar a comunidade científica e os formuladores de políticas públicas na tomada de decisões relacionadas aos biocombustíveis”. As primeiras edições do encontro ocorreram em 2009 e 2012, coordenadas pela UFRN.

Serviço:

3º Simpósio Brasileiro do Potencial Energético das Microalgas
Data: 16/11 a 18/11/2015
Horário: 8h30 às 12h30; 14h às 18h
Local: Praiamar Natal Hotel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *