O prefeito John Tory disse que Toronto vai ser uma ótima sede para os Jogos Olímpicos um dia, só que não em 2024. Nesta terça-feira, ele anunciou que a maior cidade do Canadá vai ficar fora da disputa pela sede da Olimpíada de 2024 porque ele sentiu que este não é, nesse momento, a melhor aplicação do tempo e do dinheiro da cidade. “Ninguém está correndo com seus talões de cheque”, afirmou.

Tory tinha até esta terça-feira (15) para escrever uma carta ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para manifestar seu interesse. As cidades candidatas a sediar os Jogos de 2024 são Los Angeles, Paris, Roma, Budapeste e Hamburgo. A desistência de Toronto deixa Los Angeles como única cidade candidata da América do Norte. A sede será definida em 2017.

O prefeito da capital financeira do Canadá começou a avaliar viabilidade de uma candidatura após Toronto sediar os Jogos Pan-Americanos neste ano. O Canadá gastou cerca de 2,5 bilhões de dólares canadenses (aproximadamente R$ 7,3 milhões) para organizar o Pan mais caro da história e poderia aproveitar algumas instalações na Olimpíada.

Depois de uma onda inicial de entusiasmo para a candidatura olímpica, muitos passaram a expressar preocupações sobre o custo do evento. Tory citou a falta de entusiasmo empresarial para financiar a candidatura e de apoio firme da província de Ontário.

O Comitê Olímpico Canadense, que havia instado Toronto a entrar na disputa corrida, disse que respeita a decisão do prefeito, mas continua otimista de que Toronto pode e deve sediar uma edição da Olimpíada. “O Comitê Olímpico Canadense está determinado a ter os Jogos Olímpicos de volta ao país na primeira oportunidade”, disse em um comunicado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *