SOMOS TODOS INSATISFEITOS –

A insatisfação é a principal fonte motivadora do progresso, pois muitas vezes o ser humano encontra forças para evoluir, quando utiliza o descontentamento como matéria-prima, objetivando exercer sua criatividade e engenhosidade. Em variadas ocasiões, tais sentimentos surgem quando racionais se comparem entre sim.

Pessoas são assim, possuem a tendência espontânea para investigar, descobrir e sistematizar, enfim, conhecer o mundo no qual se encontra inserido, bem como sua própria natureza. Para ele o conhecimento de si e do planeta são coisas naturais e instintivas.

Recordo bem em minha infância, quando sentado em um dos alpendres da casa grande da fazenda Angicos, ficava a assistir o voo das garças selvagens, formação em “V”, expostas ao forte vento, calor de quarenta graus, horizonte sem fim, poente fascinante, mas pareciam não ter descanso.

Por outro lado, bem próximo ao local onde estava, debaixo de um pé de ingazeira, acerca ao açude, gansos domésticos caminhavam calmamente, parecendo se deliciar, com as abundantes facilidades disponíveis, sombra, alimento e agua fresca.

Em minha mente fértil, imaginei, os de cima possivelmente aborrecidos, invejam seus parentes terrestres por tudo o que possuíam a seu dispor, enquanto os habitantes do nível do solo, gostariam deter a liberdade do deslocamento aéreo.

Hoje, revendo como em tela panorâmica tal cena, após vivenciado inúmeras experiências, entendo serem os racionais, verdadeiros pássaros que amam o voo, contudo a grande maioria tem medo de empreender tal aventura, e muitos deles abandonam seus sonhos e se protegem em gaiolas, perpetuando no fundo de seus corações, uma atormentadora desventura.

Recentemente logo cedo, encontrei Juliana e Gabriela, ambas estressadas, uma por haver trabalhado todo o final de semana, outra por nada ter realizado. Já Carlos estava desolado, por gastar verdadeira fortuna em bar da cidade, só para se embebedar enquanto eu próprio reneguei o fato de que, acometido de forte crise de labirintite, haver estado “gratuitamente” embriagado por longas horas. Já Guilherme e Joaquim me telefonaram indignados, um deles residindo no Alaska, afoga-se na neve constantemente, enquanto o outro, morando em Caicó, convive com extremo calor mesmo à sombra durante o verão.

O importante é que quando se está desgostoso com algo, deve-se possuir coragem de mudar o que for necessário. Afinal, nada acontece do nada, e jamais devemos deixar, nem orgulho ou medo, impedir de alcançar os sonhos mais profundos!

Desejos não se tornam realidade de uma hora para outra, é preciso batalhar muito e persistir sempre. Não se pode esperar que a vida seja como a ficção, pois a realidade é muito diferente. Importante sempre acreditar que acontecerá aquilo que for melhor, sem jamais esperar por muito, o que vier é lucro.

Nesse momento, você que lê este texto está insatisfeito por algum motivo. Será? Importante nunca esquecer que a história prefere lendas do que homens ou mulheres. Fundamental fazer com que os fatos conspirem a nosso favor, desde que venhamos a possuir a coragem para mudar.

 

 

 

 

 

 

Alberto Rostand Lanverly – Presidente da Academia Alagoana de Letras

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *