SOMOS RAMOS DA MESMA ÁRVORE – 

“Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. (João 15:5)

A grande maioria de nós (porque assim fomos ensinados), quando lê essas palavras, vê o Cristo de um lado (a videira) e nós do outro lado (os ramos). Ou seja, vemo-nos separados do Cristo. Essa forma dualistas de ver Deus tem prejudicado, sobremaneira, a nossa compreensão, a nossa aproximação, a nossa comunhão e harmonia com Deus, com a Divindade Absoluta que habita cada um de nós e a todos nós.

Na verdade, nessa parábola, Jesus afirma pertencermos à mesma Árvore, a mesma Vida, que tem como Fonte, Deus. Formamos a Árvore da Vida, cujo fundamento e Fonte é Deus, nosso Pai Celestial e Seu Filho, através do qual, o Pai, se manifesta e cria tudo o que existe.

(Porém, todas as vezes que se tenta trazer a Divindade Absoluta para o plano físico, material, tem-se a necessidade de se recorrer à alguma figura de linguagem, à uma parábola, por exemplo – como fazia Jesus -, porque é impossível descrever Deus, explicar Deus, definir Deus).

Deus é onipresente, Ele está em todo lugar, Ele está em tudo e em todos, Ele habita cada um de nós. Deus é imanente em tudo que existe, mas é além disso tudo, porque também é transcendente, isto é, É e está para além da Criação. Ele é a Realidade Universal, Ele É o EU SOU, cuja compreensão é impossível à mente humana.

A parábola da Videira quer nos mostrar a UNIDADE que existe e deve ser concebida por nós: FORMAMOS UMA ÁRVORE, UMA UNIDADE, UMA ÚNICA VIDA.

Para concebermos tal entendimento, é preciso uma coisa:

“O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei.” (João 15:12)

“Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço.” (João 15:10)

Portanto, devemos AMAR para estarmos ligados à Árvore. Precisamos ter fé, confiar, está em sintonia, viver em harmonia e comunhão uns com os outros, em amor fraternal, e não duvidar que Deus é Pai e que temos nEle a vida eterna.

 

 

João Batista Soares de Lima  – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *