SINGAPURA A PÉROLA DA ÁSIA –

Hoje, 6, dia da independência de Singapura.

Conhecida como “A Pérola da Ásia”, a cidade-Estado de apenas 5,6 milhões de habitantes é um dos maiores centros financeiros do mundo, o lugar que produz mais milionários e o mais caro de se viver.

Singapura tem uma economia altamente industrializada, sendo os setores agrícola e de mineração virtualmente inexistentes.

O setor de serviços – incluindo serviços financeiros, de negócios, informação e comunicação, entre outros – é o mais importante da economia do país.

O PIB per capita alcança mais de 60 mil dólares.

É o quarto país mais rico do mundo, apenas superado por Qatar, Luxemburgo e Macau, de acordo com o poder de compra de seus habitantes.

Há 50 anos, Cingapura era uma aldeia pobre de pescadores, com poucos recursos naturais, o que não prometia um grande futuro.

Antes, em 1819, o funcionário da marinha britânica, Sir Thomas Stamford Raffles comprara a ilha do sultão de Johora, com o objetivo de abrir uma rota para a China e impedir o avanço dos holandeses na zona.

Independência

1963 – Singapura conseguiu a independência total e se integrou na Federação de Malaia, mas, dois anos depois, em 1965, se separou da Federação por discrepâncias com o governo federal e se tornou um Estado soberano.

Desde então, uma política internacional neutra e de acordos comerciais levou a esse pequeno estado, o menor dos países do sudeste asiático (com cerca de 700 quilômetros quadrados), a um contínuo crescimento demográfico, comercial e financeiro.

Comércio

A sua posição estratégica e status de porto livre fizeram de Singapura importante centro comercial, que atraiu uma numera imigração chinesa que rapidamente superou a população malaia.

Atualmente, serve como um ponto de conexão essencial entre as economias orientais e ocidentais.

Essa vantagem geográfica definiu a cidade-estado como um movimentado centro comercial, atraindo empresas, investidores e instituições financeiras.

Hoje, Cingapura é peça importante na economia global.

Vale a pena visitar.

 

 

 

 

Ney Lopes – jornalista, advogado e ex-deputado federal

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *