O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN) abriu inscrições para 160 vagas gratuitas em cursos de artesanato, decoração e gastronomia com temática natalina. As inscrições acontecem de 12 a 16 de outubro, e as aulas serão realizadas em novembro, nas cidades de Caicó, Macaíba, Mossoró, Nova Cruz e São Paulo do Potengi.
Ao todo, serão oito turmas, com 20 vagas cada e carga horária de 20 horas. Entre as opções estão cursos de confecção de guirlandas, montagem de árvore de Natal, ceia natalina com mesa posta, velas aromáticas e decoradas, cupcakes, biscoitos e arranjos florais.
As inscrições podem ser feitas presencialmente nas unidades do Sesc RN ou pela internet, no site da instituição. O resultado do processo seletivo será divulgado em 23 de outubro. Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula no primeiro dia de aula da turma escolhida.
As vagas são destinadas prioritariamente a trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes. Estudantes e egressos da Educação Básica também podem participar, assim como o público em geral, desde que atenda aos requisitos do edital.
Entre os critérios exigidos estão estar matriculado ou ter concluído a Educação Básica e possuir renda familiar mensal de até dois salários mínimos nacionais por pessoa. Também é necessário apresentar os documentos exigidos no processo seletivo.
Os cursos integram o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). Para 2026, o planejamento do Sesc RN prevê a oferta de 1.950 vagas gratuitas nos Cursos de Valorização Social.
Veja os cursos e os horários
Caicó
- Confecção de Guirlanda: de 9 a 13 de novembro, das 18h às 22h.
- Arranjo de Flores e Mesa Posta: de 23 a 27 de novembro, das 18h às 22h.
Macaíba
- Guirlanda Natalina: de 9 a 13 de novembro, das 13h às 17h.
Mossoró
- Cupcakes e Biscoitos: de 9 a 13 de novembro, das 13h às 17h.
- Ceia Natalina com Mesa Posta: de 23 a 27 de novembro, das 13h às 17h.
Nova Cruz
- Montagem de Árvore de Natal: de 9 a 13 de novembro, das 18h às 22h.
- Ceia Natalina com Mesa Posta: de 16 a 20 de novembro, das 18h às 22h.
São Paulo do Potengi
- Velas Aromáticas e Decoradas: de 16 a 20 de novembro, das 18h às 22h.
Documentos necessários
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem apresentar:
- Documento de identidade (RG ou certidão de nascimento);
- CPF do candidato e do responsável legal, quando aplicável;
- Comprovante de residência emitido há menos de 60 dias;
- Comprovante de renda;
- Documento que comprove deficiência física ou mental, quando aplicável.
Fonte: G1RN
