SER FILHO DE DEUS É AMAR UNS AOS OUTROS – 

“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.” (1 João 3:1)

Todos os cristãos conhecem a proximidade que o apóstolo João tem com o Cristo. Ele mesmo registrou esse fato ao escrever sobre si mesmo: “aquele a quem Jesus amava”. Isso significa que João despertou do sono da ignorância sobre si mesmo e vive a plenitude do saber espiritual, comungando com a Mente Crística desde então. É o apóstolo que fala mais do Espírito que manifestou o corpo de homem Jesus de Nazaré do que dos feitos por este realizodos. Por isso, ele fala do Cristo-Jesus com tanta propriedade e profundidade. Por isso, ele nos chama a atenção, no versículo acima, para enxergarmos a grandeza do amor de Deus, qual seja, o de nos conceber Seus filhos! Porém, essa transformação não acontece por acaso – é obra do Espírito, e o seu brotar depende do nosso livre-arbítrio, da nossa livre decisão. Pois é assim o desejo do nosso Pai Celestial – que O amemos livremente, como seus filhos, e não forçosamente, como seus escravos.

“Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é.” (1 João 3:2)

No versículo acima e seguintes, João deixa transparecer que esse estado de consciência perfeita ainda não é uma realidade prática, isto é, sabemos que somos filhos de Deus, no entanto ainda não “realizamos” essa verdade em nós mesmos, ainda não somos plenamente conscientes das virtudes que jazem adormecidas em nosso interior, em nosso íntimo. Ensina-nos o iluminado apóstolo que precisamos nos purificar, amarmos uns aos outros, e seguirmos Aquele que veio nos livrar da ilusão, do pecado e da morte – Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Finaliza o capítulo, dizendo: “Os que obedecem aos seus mandamentos permanecem nele, e ele neles. Deste modo sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos deu.” (1 João 3:24)

Verifiquemos, pois, se o espírito que habita em nós comunga com o Espírito de paz, de amor, de perdão, de humildade, de compreensão, de alegria e de todo o dom que procede de Deus. Amém!

 

 

 

 

João Batista Soares de Lima – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *