SER DISCÍPULOS DO CRISTO – 

Hoje escolhi alguns versículos do capítulo 10 do Evangelho, segundo Lucas, para tecer alguns comentários.
“Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos. Não levem bolsa nem saco de viagem nem sandálias; e não saúdem ninguém pelo caminho.”

A ordem de Jesus é no sentido de que nos dispamos de todo aparato material quando nos dispusermos a fazer a Sua obra. Que sejamos simples, humildes e verdadeiros.

“Eu lhes dei autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.”

Porém, que estejamos espiritualmente preparados para enfrentar as ciladas que porventura se nos apresentem no caminho. Porque, como ensina o Apóstolo Paulo, “não temos que lutar contra a carne e sangue e sim contra os principados, contra as potestades, contra as hostes espirituais da maldade nas regiões celestes”. E para tanto, precisamos orar, vigiar, jejuar e meditar, ou seja, nos fortalecer espiritualmente para não cairmos em tentação e fracassarmos.

“Naquela hora Jesus, exultando no Espírito Santo, disse: ‘Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, pois assim foi do teu agrado’”.

Esses pequeninos são os humildes, os verdadeiros, os que já dominaram a força do ego e se sentem prontos a ajudar sem querer algo em troca, sejam bens materiais, posições sociais, cargos, fama, poder etc. São os puros de coração.

“Então ele se voltou para os seus discípulos e lhes disse em particular: ‘Felizes são os olhos que vêem o que vocês vêem. Pois eu lhes digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vocês estão vendo, mas não viram; e ouvir o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram’”.

Que felicidade é poder perceber o verdadeiro sentido das palavras do Cristo! Que maravilha é ultrapassar o sentido literal das palavras, a moral, e penetrar na essência da mensagem do Mestre! Isto extrapola toda cultura, instrução e cursos, todo o intelecto, porque a comunicação espiritual se dá de alma para alma, de coração para coração, de Espírito para espírito.

“Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.”

O exemplo do “bom samaritano” revela que, quando você tem um coração puro, não importa sua origem, sua religião, sua posição na sociedade, por exemplo. O que importa é o amor que você despertou no coração, o que importa é a sua comunhão com Deus, o que importa é você está disponível para ser instrumento do amor.
“Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra.

Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: ‘Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!’

Respondeu o Senhor: ‘Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada’.”

Nos tempos atuais, tudo é muito corrido! A tecnologia permite que cuidemos de vários afazeres ao mesmo tempo. Porém, devemos dar prioridade ao que é mais importante. E há que se perguntar: o que é mais importante em nossa vida? O que realmente importa para nós? Trabalhar para dar conforto ao corpo, apenas? Praticar esportes e atividades de lazer para satisfazer os desejos físicos? Ou buscarmos saber que, além do corpo, somos vida eterna? E, com essa certeza, vivermos uma vida plena de amor, paz e harmonia com tudo o que existe e com todos ao nosso redor – e, gora sim, sem se descuidar dos afazeres materiais, vivermos?

Agradeçamos, pois, a Deus pelo dom da vida, vida eterna, vida aqui, agora, e eternamente. Sejamos verdadeiros discípulos do Cristo! Amém!

 

 

 

João Batista Soares de Lima  – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *