SEMANA DA PÁTRIA: CALMA BRASIL –

Estamos na Semana da Pátria. Um período muito importante para volvermos nossos pensamentos sobre o que significou o 7 de setembro. Foi nessa data que nos tornamos independentes de Portugal.
Uma data portanto para ser comemorada com alegria e muito patriotismo. Mas sem as nódoas de qualquer tipo de radicalismo. Nem de um lado nem do outro.

Podemos e devemos comemorar o Dia da nossa Independência em paz e com muita ordem. Afinal, a Ordem e o Progresso fazem parte da nossa própria bandeira. Mas percebo com tristeza que estamos hoje num país dividido e que os lados opostos estão se digladiando diariamente. Eu nunca tinha visto isso acontecer por aqui. Por isso precisamos ter calma para não transformarmos uma celebração tão importante em algo ruim.

Não nos deixemos ceder a um impulso e com ele aumentarmos ainda mais os graves problemas que já enfrentamos, como a própria pandemia, por exemplo. Para que esse confronto todo? Usemos nossa inteligência para evitar isso. Pois temos uma Constituição que deve servir de bússola. Caso ela não esteja sendo seguida, temos instrumentos legais para fazer a correção. Precisamos ter harmonia entre os poderes urgentemente. Que cada um cumpra o que diz a nossa Carta Magna. Sem a necessidade de maiores confrontos.

Que possamos comemorar a Semana da Pátria com tranquilidade e bom senso. Pois o nosso país é democrático na sua essência. E a democracia implica na convivência dos contrários. Que os vários lados da política brasileira se respeitem. As manifestações saudáveis devem e podem acontecer. Mas com o devido respeito e cuidado para não se transformarem em estopim de uma situação desagradável e indesejada.

 

 

 

Nelson Freire – Jornalista, editor do Blog Ponto de Vista, Economista e Bacharel em Direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *