Investimento para aquisição dos veículos foi de R$600 mil

O secretário de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc), Cristiano Feitosa, entregou na tarde dessa sexta-feira (11) três carros-cela que devem reforçar a escolta de presos e intervenção tática em unidades prisionais do Estado. Duas unidades serão destinadas ao grupo de escolta de apenados e uma será para o Grupo de Operações Especiais (GOE).

O valor global do investimento foi de R$ 600 mil, com recursos do Fundo Penitenciário Estadual. Cada carro tem capacidade de transporte de até 10 presos e todos estão aptos a iniciar as operações imediatamente. Com o reforço na frota, o RN passa a contar com 15 carros-cela.

Com as novas viaturas, a expectativa da Sejuc é que os problemas de logística, especialmente para condução de presos às audiências tenha uma redução. Esse problema vem fazendo com que magistrados até liberem presos mediante alvarás de soltura devido à ausência do preso às audiências. Em alguns casos, os magistrados chegaram a inquirir a Sejuc, sob pena de multa diária, para que solucionasse o problema.

A deficiência estrutura de transporte de presos aos fóruns, ou transferência de uma unidade à outra do sistema prisional, fez com que o juiz João Eduardo Ribeiro de Oliveira, da Comarca de Touros, estipulasse o pagamento de multa no valor de dez salários mínimos para o governador Robinson Faria e para o então secretário Edilson França, caso um preso deixasse de comparecer à audiência marcada no último mês de setembro. Esse detento havia faltado a dez audiências pelo mesmo motivo — ausência de viatura para transporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *