O titular da pasta de saúde do estado, Ricardo Lagreca, declarou na manhã de hoje (7), em entrevista ao Jornal 96, que dá preferência à construção de um hospital terciário em vez do hospital de trauma.
Ainda na gestão de Rosalba Ciarlini, foi prometida a construção do Hospital de Trauma de Natal por meio de Parceria Público Privado (PPP), e anunciado para inaugurar a primeira fase da obra em maio de 2014 e a segunda em maio deste ano. De acordo com o projeto, o Hospital de Trauma de Natal deve contar com 310 leitos e dez salas de cirurgia, e seria construído na zona Oeste de Natal. Porém ainda não tem nem previsão de sair do papel.
Segundo Lagreca, o hospital de trauma não vai resolver a questão da superlotação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, e que um hospital terciário é mais importante, neste momento, do que um hospital de trauma. “O Hospital de Trauma faz parte de um planejamento bem mais pensado, e o hospital terciário é fundamental”, disse o secretário.
“O governador quer resposta na saúde, mas a resposta na saúde é diferente de todas as outras áreas. A saúde vai se resolvendo vagarosamente para que seja sustentada. As medidas feitas com imediatismo, elas não se sustentam. Tem que ter medidas quem tenham boa fixação, que tenham boa sustentação”, explica Lagreca.
Hospital Terciário
Para atender melhor a população, a saúde pública se organiza em níveis de atenção: primário, secundário e terciário.
O nível terciário concentra os equipamentos de alta tecnologia, como por Ressonância Magnética e PET Scan. Além de equipamentos, os profissionais necessitam de formação especializada mais intensiva.
O nível terciário deve estar aparelhado para atender a situações em que o nível secundário não conseguiu resolver.