Os Centros de Formação de Condutores (CFCs) terão até o dia 31 de dezembro deste ano para adquirirem os simuladores de direção veicular. A exigência é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e entrou em vigência com a Resolução Nº 543, publicada no último dia 20 de julho no Diário Oficial da União.

De acordo com o Portal Nominuto, que entrevistou o diretor técnico do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Jacob Costa, que justificou sobre a finalidade e importância das aulas em simuladores. O gestor acredita que as aulas contribuem na formação dos motoristas. “As aulas simuladas servem para o aluno ter acesso a situações de perigos e riscos que ele pode encontrar no trânsito comum. Não houve perda, houve um acrescimento de recurso pedagógico que eles terão em sua formação”, explica.

Sobre os investimentos dos CFC, Jaboc acredita que o prazo estabelecido pelo Contran é suficiente. O diretor disse ainda que apesar do número de funcionários do Detran não ser suficiente para realizar o serviço de fiscalização que a implantação dos simuladores vai exigir, o possível está sendo feito. “Infelizmente o número de funcionários não é suficiente, o número é pequeno, mas faremos o possível para continuar atendendo todo o estado”, detalha.

O Ministério das Cidades, ao qual o Contran é vinculado, explica que as aulas nos aparelhos deverão ocorrer após o aluno ter feito o curso teórico e antes de iniciar a prática nas ruas. Ainda, de acordo com a resolução, os candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou aqueles motoristas que irão mudar de categoria serão obrigados a fazer, no mínimo, 5 horas/aula, de simulação, sendo uma com conteúdo noturno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *