O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta quarta-feira (5) o julgamento do mensalão com a leitura da segunda parte do voto do revisor, Ricardo Lewandowski, sobre o capítulo 5 da denúncia, que trata das acusações de gestão fraudulenta no Banco Rural.

O Ministério Público acusa os ex-dirigentes do banco de aprovarem empréstimos simulados para o PT e as agências de Marcos Valério. O dinheiro, na versão da acusação, alimentou o esquema de compra de votos de parlamentares no Congresso.

Os ex-dirigentes do banco teriam permitido e renovado as transações mesmo com a falta de garantias ou mesmo sem o preenchimento do cadastro dos clientes da instituição financeira.

Na sessão de hoje, a 19ª dedicada ao caso, Lewandowski votará sobre as acusações contra os ex-diretores do banco Ayanna Tenório e Vinícius Samarane. Na última segunda-feira (3), Lewandowski votou pela condenação dos ex-dirigentes Kátia Rabello e José Roberto Salgado pelo crime de gestão fraudulenta.

Com os votos pela condenação, Lewandowski seguiu o ministro relator do processo, Joaquim Barbosa, que condenou todos os acusados nesta parte da denúncia. Além de Lewandowski, ainda faltará o voto dos demais oito ministros da corte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *