O coordenador de serviço da Presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Ricardo Antônio Torres Rodrigues, e o administrador regional, Jimmy Lustrosa de Andrade, atenderam a um convite da Diretoria de Estratégia e Articulação da FIERN para irem ao Distrito Industrial de Extremoz e à região do Seridó e conhecerem o Programa de Interiorização da Indústria Têxtil (PróSertão).

Eles visitaram a fábrica de confecções da Guararapes e facções localizadas nos municípios de São José do Seridó, Parelhas e Cerro Corá.

“Foram em municípios onde o programa é executado, estiveram nas unidades de produção, conversaram com os empreendedores, trabalhadores e com lideranças locais. Ficaram muito bem impressionados com o PróSertão, com a forma como é estruturado e organizado esse programa que conta com uma atuação do Sistema Indústria”, afirmou Walmir Marques, diretor de Estratégia e Articulação da FIERN.

A programação começou na fábrica da Guararapes, no Distrito Industrial, onde visitaram as instalações e receberam informações sobre a participação da empresa no programa. A Guararapes assegura fornecimento de matéria-prima e aquisição dos produtos das facções que estão no Pró-Sertão.

Foram 47 empresas de facções abertas no ano passado para fornecer à empresa, com a geração de 1.200 empregos diretos. A meta para esse ano é abrir mais 50. Com o programa em pleno funcionamento, poderão chegar a 300 facções e 12 mil empregos diretos.

Ainda no primeiro dia da programação, na quarta-feira (8), os dois representantes do BNDES e o diretor da FIERN foram a São José do Seridó. “O município mostra a importância do programa, porque está em situação de pleno emprego, não há pessoas desocupadas nas ruas, todos trabalham, há sete facções instaladas e não têm como expandir por falta de disponibilidade de mão de obra”, comenta Walmir.

No dia seguinte, estiveram em Parelhas e Cerro Corá, dois municípios da região onde também há unidade de facções. Em São José eles estiveram também com Jaedson Dantas, presidente do Sindicato da Indústria de Bonés.

Lançado em 2013 o programa é uma parceria entre Governo do Estado Sistema FIERN e Sebrae, que em conjunto oferecem orientação empresarial para abertura de empresas e licenciamento ambiental; capacitação em costura e qualificação de mão de obra; além de saúde e segurança do trabalho.

Walmir Marques de Andrade, explica que o convite ao pessoal do BNDES ocorreu após visita institucional feita ao BNDES, quando foi feita uma apresentação sobre as principais ações desenvolvidas pela Federação, incluindo o PróSertão. Ele disse que a programação constatou a grande repercussão econômica e social do Pró-Sertão na região do Seridó, com o programa hoje se espalhando para todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *