Depois da vibrante apresentação realizada no mês passado, que lotou o Teatro Riachuelo e contou com a presença de convidadas espanholas, a Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN não cansa de promover relevantes intercâmbios musicais em Natal. Para o próximo concerto do projeto Movimento Sinfônico – Quartas Clássicas, marcado para o dia 30 de maio, a OSRN convida o maestro Marlon Chen (Taiwan) e o solista violino, Emmanuele Baldini (Itália). A entrada é gratuita e o concerto acontece a partir das 20h.

Para o dia 30, diferentemente das demais apresentações que são conduzidas pelo maestro Linus Lerner da OSRN, o III concerto da temporada 2018 será regido pelo maestro internacional, Marlon Chen, considerado um dos mais versáteis e dinâmicos da sua geração. Chen já participou de momentos com as melhores orquestras ao redor do mundo, como: a Opera National de Lorrine, Orchestre de Paris, Ensemble Orchestral de Paris, National Orchestre d’ile de France, Orquestra Sinfonica de Xalapa, English School of Opera Festival Orchestra in London, Cadaques Orchestra, Bulgarian State Opera, Festival Orchestra de Sofia, entre outras. É regente assistente da Orquestra de Paris desde 2010. Anteriormente, foi diretor musical das Youth Orchestras of San Antonio; maestro da  University of the Incarnate Word e Shepherd School of Music at Rice University. Como compositor/arranjador, o maestro realizou produções próprias com as principais orquestras que já conduziu.

O outro convidado da noite é o solista violino, Emmanuele Baldini, atual spalla da OSESP – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Nascido em Trieste, na Itália, Baldini sempre esteve inserido no mundo da música. Seu pai, Lorenzo Baldini é um renomado pianista italiano e sua mãe, Eletta Baldini, também pianista, é professora de teoria da música e solfejo. Desde cedo, obteve prêmios de inúmeras competições internacionais. Já esteve em todas as principais salas de concertos europeias, além da América Latina e Brasil, onde fez de sua casa desde 2005. Com uma curiosidade musical inesgotável e ávida paixão pela música, ele ampliou seus horizontes e, após uma renomada trajetória como violinista, embarcou na carreira de maestro, fundando o Quarteto OSESP, explorando os vastos tesouros musicais do repertório brasileiro.

Emmanuele Baldini, além da participação no concerto, também ministrará uma Master Class para os violinistas da OSRN, incluindo os estagiários que atuam no corpo oficial. O Master Class é uma aula coletiva de alto nível, com compartilhamento de técnicas mais elaboradas para um melhor resultado musical, trabalhando aspectos técnicos, psicológicos e posturais. Uma ação que busca consolidar ainda mais o intercambio que o projeto da Orquestra vem promovendo desde 2014 na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *