PRECONCEITO – 

O conceito comum sobre preconceito é: “qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico.” Seria um
“sentimento hostil, assumido em consequência da generalização apressada de uma experiência pessoal ou imposta pelo meio; intolerância, inclusive contra um grupo religioso, nacional ou racial.”

O preconceito, então, pode se dar em razão de um sentimento de repulsa sobre aquilo que não nos cai bem ao gosto, embora o preconceituoso não tenha consciência suficiente sobre o assunto, e tal intolerância não esteja fundamentada na realidade. É o caso absurdo daquele que diz “não li o livro, mas também não iria gostar” (porque escrito por fulano – de quem não gosta); “não vi o filme, nem gostaria de ver” (pelo mesmo motivo).

O preconceituoso, consciente ou não, é uma pessoa intransigente, radical, fechada, egoísta, considera-se auto suficiente – pensa erroneamente não precisar aprender mais nada sobre aquele tema.
Tal atitude só lhe empobrece, diminui, exclui, isolada do convívio social… Ser preconceituoso não só prejudica a terceiros – mas, antes, prejudica a si próprio. A pessoa preconceituosa atrai para si todas as energias negativas do seu preconceito, com as consequências que lhes são peculiaridades .

Quem busca a comunhão com Deus, com Cristo, deve se abster de preconceitos; de qualquer tipo de preconceito – não apenas de preconceitos em relação à raça, cor, sexo, religião, condição social ou financeira…, porque, afinal, todo preconceito recai sobre a pessoa humana. Quem quer se auto encontrar deve buscar o oposto: harmonizar-se com tudo e com todos; não se opor à nada; amar a tudo e a todos, compreendendo o estágio de consciência em que cada um se encontra.

Façamos, pois, um criterioso exame de consciência. Vejamos se não resta em nós qualquer resquício de intolerância, repulsa, preconceito, sobre ou contra quem ou o que quer que seja. Livremo-nos urgente desse mal, para que possamos viver o verdadeiro amor fraternal!l

 

 

João Batista Soares de Lima  – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *