PARA FALAR DE PAI –

Para falar de pai, preciso dizer algo do meu. Por ele não posso expressar uma felicidade ainda maior, já que o tempo não me concedeu uma convivência mais longa. Foram só 22 anos. Talvez, suficientes para entender o quanto me amou. Não pude dar a ele tudo que merecia, embora dele tenha merecido tudo que podia. Só me restou uma contrição no peito, pelo pecado temporal da não convivência com meus filhos, seus netos. Por essa desfeita, insurjo-me contra o tempo, para intimá-lo a explicar tamanho desencontro.

Para falar de pai, insisto que o tempo precisa ser mais conivente com a grandeza do amor. Afinal, se os filhos nos dão netos, é porque pelo próprio avanço desse danado chamado tempo, eles são como “filhos devolvidos” pelos desencontros naturais dessa vida. Daí que surge o sagrado direito de amar os netos com a peculiaridade das extravagâncias. Avós precisam desse tempo, mesmo que isso venha a ser nova intimação.

Para falar de pai, preciso ainda lembrar de outras formas esquecidas de paternidade, seja por questões sociais ou até preconceitos. São, por exemplo, mulheres sozinhas, que por alguns momentos deixam de lado o seu senso maternal e agem como pais presentes. Ou mesmo, os pais que exercem suas funções em relações homoafetivas. Em todos os casos ou em quaisquer modos, é preciso validar a força sentimental da paternidade. Já coube ao velho tempo deixar tudo isso bem claro.

Para falar de pai, penso que cabem os versos sensíveis de Roberto e Erasmo:

“Vida cheia de histórias;
Rugas marcadas pelo tempo;
Lembranças de antigas vitórias;
Ou lágrimas choradas ao vento.”

Enfim, para falar de pai, salve o duplo presente das todas as formas de pais presentes. E as lições dessas presenças que vêm dos pais do passado e que a gente nunca esquece.

Feliz (todos) dias dos (todos) pais!

 

 

 

Alfredo Bertini –  Pai e avó

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *