OS TROVÕES EXISTENCIAIS –

I – OS TROVÕES ASSUSTAM, MAS ANUNCIAM BÊNÇÃOS.

Às vezes os trovões assustam. Contudo, os trovões anunciam chuvas, fertilidade, abundância e bênçãos. Se as tempestades fossem silenciosas, seria difícil olharmos para o céu. Mas quando o trovão ribomba, com medo ou não, temos vontade de olhar para cima. O trovão existe para dizer que o aguaceiro está perto. A Bíblia diz que Deus cavalga nas nuvens. E diz ainda que “… do recôndito do trovão eu te respondi”. Não devemos temer os trovões. Deus pode ter uma resposta por meio deles. A nuvem pode ser espessa como a do trovão, mas Deus pode estar cavalgando nela. E quando chega a nuvem do trovão, nossos inimigos fogem.

II – OS TROVÕES SÃO MENSAGEIROS CELESTIAIS.

Se pudermos entender a sua linguagem, nunca haveremos de temê-los: eles são a maneira ruidosa de Deus nos convencer de que Ele não se esqueceu de nós. Os trovões são verdadeiros “Sursum Corda” de Deus, sobretudo para aqueles que vivem a morrer na árida amplidão do deserto. Eles podem ser portadores da desaprovação de Deus aos nossos atos. Eles podem dizer que Deus está contra as nossas atitudes. E ribombam para que acordemos. Lembremo-nos de Faraó, que não queria deixar que saíssem os israelitas do Egito. Conforme a narrativa do Livro do Êxodo, capítulo 9. Sob o impacto dos trovões, Faraó pediu as orações de Moisés: “Orai ao Senhor, pois já bastam estes grandes trovões”. Mas os trovões não eram para arrasá-lo, mas para quebrar seu coração duro e levá-lo a Deus.

O exemplo de Samuel na escolha errada que o povo fizera pedindo um rei, na narrativa do Velho Testamento, Livro de I Samuel, cap. 12.  Os trovões diziam: “grande é a vossa maldade”. O trovão de Natan contra Davi: “Tu és este homem”. E Davi acordou para ser o grande salmista. Nuvens estão aparecendo em nossa vida? Quando Salomão começou a deixar Deus, as nuvens também foram surgindo… e os trovões fortes de Deus se fizeram ouvir. Acordou e concluiu: A vida sem Deus é uma vaidade. Não há pessimismo no livro do Eclesiastes, mas a grande verdade: A VIDA SEM DEUS É UMA ILUSÃO, UMA GRANDE MENTIRA, UMA FRUSTRAÇÃO. Sem Ele tudo é vaidade. Não devemos ficar surdos aos trovões. Eles são mensageiros celestiais.

III – OS TROVÕES TRAZEM UMA LUZ.

Após um relâmpago, infalivelmente se ouvirá um trovão. Duas nuvens carregadas de eletricidade se chocam. Isso resulta num clarão e num estrondo. O clarão é mais veloz. Vemo-lo primeiro. O estrondo, menos veloz, ouve-se por último. De modo que, quando vemos o relâmpago, é porque houve o trovão. Os trovões nascem com uma luz. A Bíblia diz que o Deus da glória troveja, no Salmo 29:3. O trovão nunca pode separar-se do relâmpago, assim como Deus nunca pode separar-se de Sua glória. Então, se um trovão surge em nossa vida, sabemos que Deus nos iluminará com a Sua glória.

Os irmãos de José trovejaram contra ele. O grande servo de Deus não temeu os trovões e, embora não pudesse ver toda a glória agora, sabia que não podia haver trovão se luz. Antes dos trovões dos seus irmãos, Deus já havia preparado uma glória no Egito. Nós decidiremos o que hão de fazer conosco, o trovão, a tempestade, o tufão. Se não estamos no caminho de Deus, eles são açoites de Deus para nos corrigir; se estamos no caminho de Deus, os trovões vão trazer luz no meio da tempestade, do tufão, da caligem. E andaremos seguros no temporal, vitoriosos na borrasca. E sentiremos a alegria do poeta, ao dizer: “Na escuridão, oh, brilha a meiga luz! Guiar-me vem! Na negra noite brilha e me conduz! Guiar-me vem! Não peço luz a fim de longe ver, somente luz em cada passo ter”.

 

Josoniel Fonsêca – Advogado, Professor Universitário, Membro da Academia de Letras Jurídicas do Rio Grande do Norte, ALEJURN –  [email protected]

 As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *