OS PORTUGUESES DESCOBRIRAM O BRASIL –

Grande notícia! Todo mundo tem ciência disto desde a mais tenra idade.

Esta declaração somente começou a fazer sentido para mim há cinco minutos.

Nunca fui capaz de entender a razão do meu país haver sido descoberto. Ele não estava escondido, nem camuflado, nunca havia mudado de lugar, então não havia explicação para o termo descoberto. Também não poderíamos afirmar que o Brasil foi povoado pelos portugueses, pois esta etapa já havia sido iniciada pelos índios. A única solução seria dizermos que o Brasil foi colonizado pelos portugueses. Enfim, uma expressão fiel aos acontecimentos. Infelizmente, durante anos, não foi isso que aprendemos.

A dúvida persiste. Por que, então, os portugueses descobriram o Brasil?

Acredito que encontrei uma justificativa, que não deve, porém, ser creditada apenas aos portugueses, mas aos africanos, holandeses, franceses, ingleses e demais povos que tomaram parte do descobrimento.

Eles não encontraram o Brasil, eles o expuseram, o desnudaram.

O Brasil de mil e quinhentos era uma terra completamente coberta por densa floresta, uma opulenta flora que abrigava e abastecia o homem e todas as outras formas de vida aqui existentes.

É uma pena que tenha sido tão descoberta. É lastimável que a busca desmesurada por minerais, metais e matérias-primas de toda forma tenha deixado esta terra tão nua, tão desprotegida de sua personalidade. Até o nome da árvore que lhe deu origem, nos dias atuais, parece ter perdido o significado, haja vista que quase não existem paus-brasis em nosso território. O verde louro da nossa flâmula secou ou foi serrado e não há como explicar às próximas gerações o que fizemos dele.

Ó pátria amada e desavergonhada, perdoa aos que te descobriram e abra-se em flor diante dos que querem te cobrir. De matas. De glórias. De vitórias.

 

 

Ana Luíza Rabelo Spenceradvogada ([email protected])

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *