O SER CONSCIENTE –

“Quem não é assaz forte para usar sem abusar, faz bem em recusar”. (Rohden). O profano abusa, o virtuoso recusa, e o sábio usa.

O homem profano, ainda na plena ignorância e dependência do ego, abusa dos bens e dos dons que dispõe; o homem virtuoso, sabedor do mal que o apego à matéria pode causar, recusa todos os bens, fugindo o máximo que pode dessa armadilha; o homem sábio, senhor absoluto de si mesmo, usa todos os recursos que lhe são disponíveis para fazer a obra divina, realizar a vontade do seu puro coração, em unidade com o Pai Celestial.

Só a sabedoria divina pode fazer o puro se envolver com coisas impuras sem perder a pureza. Só o homem plenamente consciente pode ajudar pessoas ainda inconscientes sem perder a paciência, sua luz, sua paz, sua força.

Só aquele que sabe a verdade pode transmitir essa verdade para quem carece dela. Só quem se tornou amor pode amar em toda sua plenitude. Só quem conhece o caminho pode indicar a direção certa. Só quem vê pode guiar quem não enxerga.

Portanto, preciso é avançar pela porta estreita, seguir em frente e vencer todos os obstáculos -, até que o fardo se torne leve, e o discípulo sinta prazer na obra do Senhor. Preciso é sentir prazer nas coisas do espírito, naturalmente, sem nenhum esforço.

Somente, então, pode esse homem dizer: eu e o Pai somos um; o Pai está em mim e eu estou no Pai; as obras que faço não sou eu quem as faz, mas o Pai que está em mim. Somente agora ele pode manifestar, plenamente, o amor universal e saborear o grande amor de Deus.

 

João Batista Soares de Lima  – Ex secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.
   As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *