O PAÍS DO SORRISO –

A Tailândia constitui uma civilização singular. É o único país asiático que nunca foi colonizado.

O sorriso é a forma mais simpática de comunicação entre as pessoas. Nesse país, ninguém dá abraços, beijinhos, nem mesmo aperto de mão. Tudo é substituído pelo sorriso e, de mãos postas, curvam a cabeça. É a mesma saudação ao Buda, sendo que, nesse caso, as mãos são mais elevadas.

Professam o budismo 94% da população. Em honra ao Guia, funcionam 40.000 templos, bem decorados, dourados. Em um desses templos está o Buda Reclinado, que mede 46 metros. E não parece ser deformação os seus seis dedos dos pés.

Ainda há um templo a ele dedicado, feito em esmeralda e outro, de ouro maciço de cinco mil quilos. A representação de Buda é diferente do modelo que nós conhecemos, na estatuária da Índia e da China. O Buda tailandês é um príncipe bonito. Em metal dourado, é possível ver uma centena de budas com as mãos em posições diferentes, cada uma com um significado. O povo segue os ensinamentos do Mestre, ainda que, pela condição humana, não atinja o objetivo por completo.

São cinco as Perfeições: generosidade, disciplina ética, paciência, esforço entusiástico, concentração. Uma palavra, sabedoria.

O ordenamento social e jurídico funciona. A Lei é severa. Pena de morte para o tráfico de drogas e, no mínimo, prisão perpétua. O regime é parlamentar, com o executivo exercido pelo Primeiro Ministro, o monarca é intocável. Quem critica o rei pode ser penalizado com até quinze anos de prisão.

O país é situado no sudoeste da Ásia. Em uma área de 313.000 quilômetros quadrados, distribuídos em quatrocentas e trinta ilhas. A população é composta por cerca de 700 milhões de habitantes, sendo 10 milhões na bela capital Bangkok.

Sobre o rio Mecon, que banha o país, há um fenômeno que os estudiosos não têm conseguido explicar: costuma surgir no ar uma grande bola de fogo.

A língua tailandesa não é fácil para o estrangeiro. A grafia é composta por 45 consoantes e 15 vogais. Além disso, comporta outras combinações.

A massagem tailandesa, simplesmente maravilhosa e única, de técnicas diferentes, foi criada por uma antiga universidade. Tem função curativa ou de relaxamento.

É a terra de sorriso e de flor. O mercado de flores ocupa quarteirões inteiros. São mostradas sob mil formas e aromas. Destinam-se a oferendas religiosas. Por isso, são apresentadas em buquês artísticos. A flor de lótus é a mais simbólica das flores. É possível que algumas destas sejam oferecidas ao visitante.

A terra dos sorrisos atrai para a sua economia 40 milhões de turistas, cinco vezes o que ocorre com o Brasil. Não é para menos: lá é fácil sentir-se tranquilo e feliz.

 

 

 

Diogenes da Cunha Lima – Advogado, Poeta e Presidente da Academia de Letras do RN

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *