O FUTEBOL MELHOROU? –

O futebol continua lindo, como disse o grande cantor/compositor Gilberto Gil, na sua bela canção com a cidade do Rio de Janeiro.

Como um curioso observador,
um assistente contumaz e ex-atleta, tenho visto surgir boas e eficazes mudanças na forma de ser praticado.

Os goleiros, tem utilizados mais os pés, saindo da área com os zagueiros pelas laterais do campo, evitando chutão a esmo. Os zagueiros de área, se aperfeiçoaram nos passes de longa distância e aprenderam a usar bem o tempo de bola nas disputas pelas bolas altas alçadas na pequena área.

Os laterais, passaram a ser mais ofensivos, usando bem a parceria com o meio de campo, conseguindo penetrar mais na área adversária, finalizando para o gol.

Já não existe mais o “cabeça de área”; quando não rendia, passava a ser chamado de “cabeça de bagre”; no seu lugar, deu entrada um jogador de visível qualidade técnica, com boa marcação e melhor distribuição.

Os ponteiros, passaram a usar mais as laterais do campo, com dribles rápidos em direção ao gol adversário e cruzamentos altos para os homens de área. O meio de campo, passou a jogar em formado de losango, com jogadores habilidosos e em revezamento constante. O centroavante sempre em movimentação e deslocamento para os lados, facilitando a penetração dos pontas para a área do gol do adversário.

O futebol ganhou avanços e maior visibilidade. Nós, torcedores e admiradores vibramos e agradecemos.

 

 

 

 

Berilo de Castro – Médico e Escritor

As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *