O DISCÍPULO E SEUS FRUTOS – 

Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!
“Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido.

O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.
Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno. (Mateus 10:25-28)

Neste texto, Jesus começa por alertar quanto à humildade. Temos que ser humildes para receber do Cristo a revelação do seu Evangelho. Ao mesmo tempo, Ele nos alerta: se disseram que Eu tenho parte com Belzebu, também vão fazer o mesmo com vocês. Em outras palavras, todo aquele que se descobre Vida Eterna, que se auto encontrou e vive em unidade com o Cristo, passa a ser visto de forma diferente (embora não se sinta diferente de ninguém), e passa a ser censurado, mal compreendido, tido até como um alienado. Jesus nos tranquiliza, pois fizeram o mesmo com Ele.

Quando Jesus diz que “nada há escondido que não venha a ser revelado”, muitos entendem estar Jesus a falar da vida cotidiana, dos segredos mundanos que muitos carregam. Não! Aqui há uma revelação mais importante, pois Ele trata do que está reservado à cada um de nós: todos serem conscientes da Verdade. E quando isto acontece, nada nós é encoberto, nenhum mistério, nenhum conhecimento, tudo nos será revelado.

Em seguida, Ele nos pede para que, o que nos foi dito, revelado, “sussurrado em nossos ouvidos” – quando do nosso autoencontro, do nosso “nascer de novo” -, seja levado àquele que ainda não se encontrou, que ainda está em busca da Verdade Absoluta, que é o Cristo-Jesus, o Filho de Deus.

Jesus nos adverte ainda sobre ao que devemos temer. Não devemos temer a morte física, pois essa é própria do corpo físico, é própria das coisas que pertencem à essa dimensão. Morrer fisicamente é um ato natural, faz parte da natureza.

Porém, devemos temer ao que pode destruir a nossa alma! E aqui cabe uma reflexão mais cuidadosa. Quem ou o que pode destruir a nossa alma? Fomos ensinados a temer algo que existe fora de nós, nos ensinaram a temer aos demônios , a Satanás. Sim, devemos temer as forças diabólicas. Mas elas só tem força sobre nós se o permitirmos, se deixarmos que elas penetrem em nosso interior e ali façam morada. Se não o permitirmos, se estivermos alertas, vigilantes, em constante comunhão com Deus, elas não tem poder sobre, elas não tem espaço dentro de nós, elas não podem agir por nosso intermédio, pois estamos cheios da presença de Deus. E, assim, os nossos pensamentos, as nossas palavras e os nossos atos, são todos expressão do amor de Deus em nós e para com nossos irmãos.

Sejamos, pois, instrumentos do amor de Deus, Aquele que nos criou e mantém para todo o sempre.

 

 

João Batista Soares de Lima  – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *