O CORPO E A ALMA –

Jesus chamou novamente a multidão para junto de si e disse: “Ouçam-me todos e entendam isto:
não há nada fora do homem que, nele entrando, possa torná-lo ‘impuro’. Pelo contrário, o que sai do homem é que o torna ‘impuro’.
Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça!”
(Marcos 7:15-16).

Jesus disse isto logo após os fariseus criticarem seus discípulos por comerem sem antes lavarem as mãos. Mas o significado profundo dessa assertiva trata da real diferença entre as coisas que dizem respeito ao corpo físico e aquilo que afeta a alma.

Os fariseus, tão ciosos da observância dos costumes, das tradições, dos rituais, estavam distanciados do verdadeiro sentido da vida, dos ensinamentos de Deus, do amor que deve direcionar os pensamentos, as palavras, as ações, o agir da pessoa no seu dia a dia.
Jesus diz que a “carne de nada aproveita”, no sentido de que a matéria é passageira, o corpo físico tem prazo de validade, e nós somos vida, Espírito, eternos. Porém, temos o livre arbítrio, a capacidade de decidir entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, de andar na na luz ou nas trevas.

Somos dotados desse imenso poder, que pode salvar, mas também pode destruir. E isto está dentro de nós. Daí a necessidade de nos fortalecer no amor de Deus. Buscar a Sua presença. Realizar as virtudes divinas – das quais somos cheios -, e dominar os nossos sentidos, nossos corpos, para que eles se tornem fiéis instrumentos da nossa vontade perfeita, emanada do nosso verdadeiro ser – semelhança de Deus, conforme fomos criados.

 

João Batista Soares de Lima  – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *