Certa vez, espalhou-se em Nova-Cruz (RN), minha cidade natal, a notícia de que Seu João Duda, um conhecido fazendeiro, matara com um tiro de revólver seu cavalo de estimação, de nome Maltino. Isso aconteceu, depois do fazendeiro ter levado um coice do cavalo, que, por um triz, não foi fatal.
Está provado que o animal só ataca para se defender.
A vingança do fazendeiro contra o cavalo de sua suposta estimação, dando-lhe um tiro de revólver por causa de um coice, foi um gesto de ódio e covardia. Poderia o fazendeiro ter se livrado do animal de outra forma, jamais matando-o. Mas o ódio extremo que sentiu do seu “estimado” animal levou-o a uma atitude de vingança, própria dos humanos desalmados, herança de Caim. Uma doação, um “presente” ou uma comercialização teria resolvido o problema.
Irracionais que são, os animais só atacam para se defender. Foi o caso do Maltino, que atacou seu dono com um coice, para se defender de alguma agressão, com certeza, recebida naquela hora.
Nos dias atuais, a perversidade satânica está espalhada e a maldade é contagiante. A compaixão por pessoas inválidas ou por animais indefesos não existe mais.
Também há muitos humanos “desumanos”, que são mais violentos do que certos animais. Vivem a dar “coices” em pessoas honestas, tentando destruir reputações e denegrindo imagens.
Essas pessoas que agem assim, mais cedo ou mais tarde, colherão seus frutos. Esses “coices” dos humanos visam destruir a vida e a saúde de pessoas honestas.
Repisando, o coice é a arma de defesa dos animais, principalmente dos equinos, quando são agredidos.
Também há humanos que vivem dando “coices” diferentes, e chegam a matar o próximo, por mera perversidade.
A atitude violenta do fazendeiro não passou de pura vingança e covardia, contra um animal irracional, o que revoltou a cidade inteira.
Evocando a inteligência de George Bernard Shaw, dramaturgo e escritor irlandês (26/Jul/1856 – 2/Nov/1950):
“Quando o homem mata o tigre, é esporte. Mas quando o tigre mata o homem, é ferocidade”.
A frase é uma famosa crítica social sobre a hipocrisia humana e frequentemente aparece em provas de interpretação de texto.
O dramaturgo e escritor irlandês George Bernard Shaw foi vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1925. É amplamente reconhecido por suas obras satíricas e críticas sociais, como Pigmalião.
Nos dias atuais, a perversidade satânica está espalhada e a maldade é contagiante. Está provado que o coice é a arma de defesa dos animais, principalmente os equinos (cavalos, burros e mulas), que consiste em golpear com as patas traseiras quem o agride.
Já o humano, às vezes, além de não ter compaixão pelos animais, chegando a matá-los, movido pelo ódio, com facilidade também chega a matar outro humano, por inveja ou por pura perversidade.
