Pesquisador de São José usa fotografia em trabalho sobre raios.  (Foto: Arquivo Pessoal/ Jéferson Alves)

As descargas elétricas matam, em média, 111 pessoas por ano no Brasil. O levantamento sobre as mortes registradas no país nos últimos 15 anos foi divulgado na manhã dessa sexta-feira (23) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O estudo feito pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) mostra que as mortes em decorrência das descargas elétricas caíram nos últimos cinco anos. No período de 2000 a 2009, foram contabilizadas, em média, de 132 mortes. Já quando se analisa os dados dos últimos 15 anos, a média cai para 111.

O levantamento aponta ainda que as vítimas de raios na região norte estão aumentando enquanto no sudeste e centro-oeste os registros vem diminuindo. No ranking por cidades, São Paulo lidera o número de vítimas fatais, com média de 26 mortes registradas por ano. Em seguida, estão Manaus (AM) com 22 mortes;11 em Campo Grande (MS);10 em São Luís (MA) e nove em Porto Velho (RO). O Rio de Janeiro, Brasília (DF) e São Gabriel da Cachoeira (AM) tem oito mortes por raios cada um.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *