UPA da Cidade da Esperança atendeu em março mais de 400 pessoas com sintomas da doença

O trabalho de combate à dengue em Natal receberá, até maio, o reforço de 265 agentes de endemias. Os servidores que reforçarão o quadro de agentes – hoje com um déficit de 250 profissionais – foram aprovados no concurso realizado pela Prefeitura em julho do ano passado.

O certame havia sido suspenso pela Justiça, após o Ministério Público apontar irregularidades, mas em março deste ano, com a atuação da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde e da Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência – uma vez que o problema estava relacionado às vagas para deficientes – a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) conseguiu reverter a suspensão.

A informação foi dada ontem (13), pelo secretário Luiz Roberto Leite Fonseca, em meio ao 3º Seminário Internacional de Prevenção e Combate à Dengue, realizado pela manhã no Praiamar Hotel, em Ponta Negra. Segundo Luiz Roberto, o resultado do concurso será homologando nesta semana, para que na próxima os 265 servidores sejam convocados. Eles passarão por treinamento durante dez dias e  depois concluirão sua capacitação em campo, combatendo, junto com os outros profissionais, focos do mosquito transmissor da Dengue.

Natal e o Estado do Rio Grande do Norte vivem uma epidemia da doença, depois de uma queda vertiginosa de casos em 2013 e 2014. Por isso, a contratação de agentes de combate a endemias é tão importante neste momento. De acordo com o secretário municipal de Saúde, os moradores  de Natal deveriam ter recebido, no ano passado, seis ciclos de visita, mas o último acabou não sendo cumprido por causa do contratempo no concurso, que deveria ter sido realizado em junho para os profissionais  começarem a trabalhar em setembro, o que não aconteceu devido à suspensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *