Os moradores de Morro Branco e Nova Descoberta ainda não podem ligar seus esgotos na tubulação instalada pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), e qualquer atitude contrária a essa recomendação, é considerada ligação clandestina e vai atrapalhar a conclusão das obras de esgotamento sanitário nos dois bairros. A orientação é da Diretoria da empresa que já constatou transbordamentos em diferentes localidades, especialmente em vias públicas. A última etapa da obra a ser executada são as duas Estações Elevatórias de Esgotos (EEE), para bombeamento dos dejetos, com previsão de conclusão nos próximos 130 dias. Quando todo o trabalho ficar pronto, a Caern vai enviar uma correspondência a cada domicílio, informando que os usuários poderão solicitar da Companhia a realização das ligações.

O sistema de esgotamento sanitário de Morro Branco e Nova Descoberta, além de coletar os dejetos, atualmente lançados em fossas e até vias públicas, será importante também para despoluir as lagoas conhecidas como Preá e Jacaré. Esses mananciais foram construídos para receber apenas água de chuva mas as ligações irregulares invadiram as duas lagoas e os próprios moradores sofrem com o mau cheiro e os mosquitos no local. Os governos federal e estadual estão investindo aproximadamente R$ 11 milhões, do programa Saneamento para Todos, para resolver o problema, beneficiando, até o final do plano, aproximadamente 36 mil habitantes. Todos os dejetos coletados serão bombeados e tratados na Estação de Tratamento de Esgotos Central no Baldo e em seguida, lançados no rio Potengi dentro dos padrões exigidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

ESTAÇÕES
O gerente de Obras da Caern, Alysson Dionízio Gomes Pereira, informou que, a partir deste mês, os técnicos estarão trabalhando na conclusão da Estação Elevatória na rua Odilon Gomes Ribeiro, próximo ao Poço 3 e  lagoa do Jacaré, em Morro Branco. As obras civis já estão quase prontas e no prazo de 30 dias, devem ser concluídas para começar os testes. A outra Estação Elevatória será instalada na lagoa do Preá, na rua Distrito Federal com a Norton Chaves, com início programado para o dia 9 de abril e no prazo de 90 dias, deve ficar pronta para testes. Até o momento, a Companhia já implantou 44 quilômetros de tubos coletores em Nova Descoberta e Morro Branco, passando por outros bairros por onde serão conduzidos os dejetos até chegar a ETE Central no Baldo.

Alysson explicou que mesmo com as Estações Elevatórias construídas junto às lagoas Preá e Jacaré, em nenhum momento haverá lançamento de esgotos nos mananciais, que estarão limpos após o fechamento das ligações clandestinas. O gerente recomendou aos moradores alguns cuidados que devem ser tomados quando o sistema entrar em operação, citando como exemplo, não colocar lixo, absorventes ou fraldas descartáveis em vasos sanitários. As caixas coletoras nos quintais ou calçadas devem ser mantidas com tampa e jamais canalizar água de chuva para essas caixas porque vai resultar em transbordamentos dentro dos imóveis ou nos “poços de visita” em vias públicas.

Fonte: Assessoria de Imprensa Caern

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *