Na última quinzena, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN/Inmetro) deu início à verificação periódica dos medidores de velocidade instalados em diferentes vias da capital potiguar e municípios da região metropolitana. Os instrumentos têm a função de tornar as ruas e avenidas mais seguras tanto para condutores quanto para pedestres, ao delimitar o limite máximo de velocidade que poderá ser atingido pelo veículo no local determinado.

Em Natal, os técnicos do Ipem examinaram o funcionamento dos medidores de velocidade localizados na Ponte Newton Navarro, sentido Praia do Forte; na Avenida Jaguarari, próximo ao condomínio Green Village, em ambos os sentidos; na BR 101, na altura do bairro Cidade Satélite; e na BR 406 nas proximidades da Insinuante, na Zona Norte, no caminho para o Aeroporto Aluísio Alves.

Já na Grande Natal, foram verificados os radares localizados no Gancho de Igapó, em São Gonçalo do Amarante, próximo ao Nordestão da Zona Norte; na BR 406, em Ceará-Mirim, nas proximidades do IFRN; na BR 101, em Extremoz, próximo à feirinha; e em Parnamirim, na BR 101, nas alturas do Posto do Dudu e do Atacadão Maxxi. Ainda foi feita a verificação do radar localizado na entrada do município de Touros, na BR 101.

O coordenador operacional do Ipem, Marcos Oliveira, explica que as verificações são solicitadas pelas empresas ou órgãos administradores dos radares quando da aproximação do término da validade de um ano da fiscalização anterior.

“Além da verificação inicial, é obrigatória a avaliação anual de todos os medidores de velocidade, que recebem um lacre após a inspeção. Assim, fica a garantia de que o radar está funcionando corretamente e de que os números registrados por ele são confiáveis”, lembra o coordenador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *