Nas ruas de Natal, é fácil encontrar motoristas falando ao telefone enquanto estão na direção

Nem a fiscalização, nem o risco de provocar acidentes inibem condutores ao telefone. O número de infrações por esse motivo aumentam a cada ano. Neste ano, até o dia 23 de março, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) já contabilizou 1.249 multas por esse motivo, o que representa 2,89% das infrações.  Em 2013, os agentes de trânsito de Natal multaram 3.961 condutores, o que corresponde a 3,1% do total de multas emitidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU). Em 2014, o número aumentou 19%. Foram registradas 7.660 infrações.

Nas ruas, é fácil encontrar esse tipo de situação. Em cruzamentos, os motoristas justificam que estão apenas dando aquela olhadinha, conferindo alguma mensagem, ou atendendo a uma ligação muito importante enquanto o sinal está fechado. “Mas estou sempre atenta ao sinal para ver quando abre”, emenda uma mulher.

Para mudar essa visão equivocada, a STTU realiza um trabalho educativo constante. A equipe tem 20 pessoas entre coordenadores e estagiários, estudantes de escolas públicas. O grupo realiza blitz educativas nas ruas e intervenções teatrais com  pantomimas. Também participa de um programa da Secretaria de Educação, o Pelotão da Cidadania, levando palestras e esquetes a escolas municipais.

Além disso, os profissionais são convocados a participar dos cursos de reciclagem para taxistas promovidos pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), e eventos como a Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), realizada anualmente por empresas. “Falam sobre saúde, segurança do trabalho e também trânsito, que é o que levamos”, conta o coordenador da área de educação no trânsito da STTU, Aurino Borges.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *