AB ANA LUIZA

Ana Luiza Rabelo

Você não precisa ter muitas primaveras vividas para ser sábio, precisa ser inteligente, aprender com os próprios erros, aceitar os conselhos de quem já errou antes. Precisa saber abrir as portas certas e entender que quando uma porta se fecha é para o seu bem, pois há uma janela, logo ali, esperando para ser aberta.

Hoje, com o avanço da tecnologia, podemos ver crianças geniais em todo o mundo. Tocando, fazendo mestrado em Harvard, jogando bola e ensinando. Nos maravilhamos com estas imagens, com as mentes brilhantes que cuidarão do nosso futuro.

Importante, porém, menos divulgado, é que todos temos oportunidades de nos tornar sábios, mesmo que não sejamos prodígios. Todos somos capazes de nos aprimorar, nos transformar e, consequentemente, transformar o mundo ao nosso redor.

Ter um trabalho que se ama, cuidar da família e olhar pelo próximo são algumas atitudes que nos tiram da “normalidade” e nos colocam em um patamar superior. Honestidade, humildade, fé e esperança também são ingredientes que fazem parte desta poção mágica de mudança.

Se desejarmos, saberemos lidar com as chances que aparecem para nos fazer crescer. E não são poucas. A cada minuto somos testados: podemos ser felizes ou ranzinzas, ser humildes ou humilhar, ser honestos, caridosos, amorosos, ou apenas escolher o contrário disso tudo e seguir nosso caminho.

Olhar para o lado, fingir que não se importa, pode até ser o caminho mais fácil, mas não é, necessariamente, o melhor.

Todos passamos por obstáculos, cruzamos com as dificuldades da vida, mas o modo como as enfrentamos ou ignoramos, o modo como realmente lidamos com elas, é o que diferencia aqueles que têm sabedoria daqueles que não a possuem.

Existe uma famosa prece, que prefiro entoar como mantra, que diz o seguinte:

“Concedei-me, Senhor, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, Coragem para modificar aquelas que posso; E Sabedoria para distinguir umas das outras. ”

Pensar nessas palavras algumas vezes antes de agir pode fazer uma grande diferença, não só na nossa vida, mas na vida de muitas outras pessoas ao nosso redor. Seja sábio, não importa qual a sua idade, pense antes de falar, escute mais do que fala e faça o que puder pelo próximo.

Ana Luíza Rabelo Escritora e Advogada (OAB/RN 8823) – ([email protected])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *