A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do programa de Saúde da Mulher, está disponibilizando para as gestantes os testes rápidos de HIV e Sífilis em todas as Unidades de Saúde de Parnamirim. O teste é feito logo na primeira consulta, ou nas consultas subsequentes, independente da idade geracional.
O objetivo, segundo a gerente do programa de Saúde da Mulher, Laís Camila Lemos, é obter o diagnóstico precoce das doenças, evitando complicações tanto para as futuras mães como para os bebês.
O teste pode ser feito das 7h30 às 17h, dura de 15 a 20 minutos e é realizado com um furo no dedo da paciente. O sangue recolhido é misturado a um reagente. No caso de positivo para sífilis, é solicitado ainda um exame de laboratório (VDRL). As gestantes com HIV são acompanhadas pelo pré-natal de alto risco e pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), na Unidade de Monte Castelo.