ASSESSOR DE INVESTIMENTOS. VOCÊ SABE O QUE FAZ? COMO TER UM? E QUANTO CUSTA? –

Nas minhas últimas publicações, citei algumas vezes que o investidor deve procurar um Assessor de Investimentos para auxiliá-lo a escolher os melhores investimentos de maneira prudente, rentável e planejada. E com isso acabei recebendo alguns e-mails com diversas dúvidas sobre como poderia ajudar estas pessoas, se poderia atender à distância, qual o valor mínimo para ter um Assessor, entre outras. Mas a principal destas dúvidas foi quanto o assessor custaria para o investidor. Diante de todas estas dúvidas, vou ser breve e responder as principais dúvidas do investidor que quer investir com segurança e aumentar os seus retornos financeiros.

O Assessor de Investimentos ou também conhecido como Agente Autônomo de Investimentos, atua como preposto, distribuindo e mediando títulos e valores mobiliários, derivativos e quotas de fundos de investimentos, respeitando as normas impostas pelas intuições que compõem o sistema de distribuição de valores mobiliários. Este é o papel de um Agente Autônomo de Investimentos (AAI), ou, Assessor de Investimentos. Ou seja, ele ajuda os investidores, apresentando os melhores produtos de acordo com a necessidade e perfil do investidor. Na prática, isso significa que o Agente Autônomo de Investimentos ajuda o cliente a tomar as decisões certas na hora de investir o dinheiro. Cabe ao profissional AAI explicar o funcionamento das aplicações financeiras, tais como: ações, renda fixa, fundos de investimento, fundos imobiliários, derivativos e outros.

Os Agentes Autônomos de Investimentos conhecem as regras do mercado financeiro, bem como os riscos e o retorno das aplicações. Por isso, são as pessoas certas para aconselhar e tirar as dúvidas de quem pensa e quer investir.

Com o avanço da tecnologia, os investimentos estão se tornando cada vez mais acessíveis e rápidos. Hoje é possível abrir uma conta de investimento na Corretora XP Investimentos em poucas horas, sem a necessidade de enviar qualquer documento em meio físico e na maioria das vezes sem a necessidade de encaminhar o documento em meio eletrônico. E com o auxílio de aplicativos de comunicação, como o Whatsapp e/ou Skype, o Assessor de Investimentos pode se comunicar e explicar os investimentos muito facilmente. Particularmente, hoje resido em São Paulo, centro financeiro da América Latina e possuo clientes em São Paulo/SP, Natal/RN, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, Recife/PE, Curitiba/PR, etc.

 E quanto os Investidores pagam para ter um Assessor de Investimentos?

Nada! Como assim nada? Isso mesmo, Nada! A remuneração do Agente Autônomo vem através dos investimentos e em alguns investimentos através da performance. Ou seja, quanto mais o cliente ganha, melhor eu sou remunerado, com certeza serei indicado para amigos e assim é gerado um ciclo virtuoso.

Um exemplo fácil é o investimento em Fundos de Investimento, o investidor paga a Taxa de Administração. De maneira suscinta, essa Taxa de Administração é dividida em 3 “fatias”. São elas: 1) Gestor de Investimento – Responsável pela estratégia do fundo e em decidir aonde os investimentos serão alocados. Atualmente temos centenas de Gestores Independentes, que anteriormente, na maioria das vezes trabalhavam em Bancos; 2) Banco custodiante e administrador – Responsável por regular o fundo e custodiar os títulos, ou seja, são responsáveis para que tudo aconteça corretamente. Neste papel temos os grandes bancos como o Itaú, Bradesco, BTG Pactual, BNY Mellon e outros poucos; e 3) Distribuidor – O distribuir no meu caso particular é a XP Investimentos corretora. Que é responsável por apresentar e distribuir os diversos tipos de investimento ao investidor Final. Quando você não possui Assessor de Investimento a XP Investimentos fica com os 100% desta fatia e quando você possui o Assessor de Investimento a XP Investimento “divide” esta fatia com o Assessor. Ou seja, você não paga nada além do que você paga, com ou sem Assessor.

Quando você faz um investimento pelo seu Banco, o Banco fica com as 3 “fatias”. Por isso, o gerente da sua agência, fara questão que você invista nos fundos do próprio banco, mesmo não sendo a melhor opção para o investidor.

E qual o valor mínimo para ter um Assessor de Investimento?

Não tem valor mínimo para ter Assessor de Investimento. Você pode começar com R$500,00. Óbvio que a medida que você tem mais recursos, você terá acesso a outros tipos de investimentos ou fundos que possuem aplicação mínima inicial superior aos R$500,00.

As minhas informações são sigilosas e confidenciais?

Pela Instrução 352 da CVM (Comissão de Valores Mobiliários – Autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda), o Assessor de Investimentos tem a obrigação de guardar sigilo das informações de seu assessorado. Caso isso não seja cumprido, o Assessor de Investimentos poderá ser punido através de multa ou até mesmo pela perda do registro de Agente Autônomo de Investimentos, não podendo mais exercer a profissão.

Como faço para ter um Assessor de Investimentos?

Para ter um Assessor de Investimentos é muito simples. Você pode entrar em contato com algum amigo que já tenha um Assessor de Investimentos e pedir uma indicação ou através do link abaixo, você poderá abrir uma conta de investimento e automaticamente poderei ser o seu Assessor.

https://cadastro.xpi.com.br/passo/assessor/step1?assessor=A67329

Ou caso você já possua uma conta na XP Investimentos, você pode solicitar na área de Atendimento do Website, que o Assessor seja alterado.

 

Guilherme ViveirosEngenheiro Civil com MBA em Gestão Empresarial pela FGV –

[email protected]

 

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *