Dizem que o ano no Brasil só começa depois do Carnaval

Para o mercado financeiro, os últimos 15 dias em termos de volatilidade, deve ter representado alguns meses do ano. Em virtude do COVID-19, redução do Juros de forma “emergencial” nos EUA e em outros países, tivemos dias de muita volatilidade, ou seja, dias de muitas oscilações. Existe um ditado que no mercado financeiro, se ganha dinheiro em momentos de volatilidade. Traduzindo esse ditado, você pode tentar ganhar dinheiro no curtíssimo prazo, fazendo o chamado Day-trade (operações de curtíssimo prazo) ou aproveitar para tomar posições de longo prazo, efetuando boas compras.

Para os operadores de bolsa, profissionais dedicados a observa as oscilações durante todo o dia, é um prato cheio para operar no curtíssimo prazo. Para profissionais que não têm essa prática, a indicação é pensar no longo prazo. Tomar posições pensando no curtíssimo prazo pode ser um tremendo tiro no pé.

É importante pensar no longo prazo, esse não será o único momento de volatilidade dos próximos anos, haverão outros, talvez maiores, mas é importante ter em mente qual a estratégia que você está seguindo. Não existe a mais certa ou a melhor, existe a que te deixa mais tranquilo(a).

Se você não está tranquilo(a), repense a sua estratégia.

 

 

 

Guilherme Viveiros – Engenheiro Civil com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, [email protected]

 

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *