O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales, e o diretor-tesoureiro, Roberto Serquiz, participaram de uma discussão, nesta segunda-feira (25), sobre a mudança na lei que impede o acesso de caminhões e carretas nas principais avenidas de Natal. O encontro foi na sede da Fecomércio, com a participação dos demais presidentes das federações que representam os setores produtivos — Marcelo Queiroz (Comércio e Serviços), Euro Laranjeiras (Transporte) e José Vieira (Agricultura).

Na ocasião, o vereador Júlio Protásio (PSB) se comprometeu a apresentar uma emenda à Lei nº 256/2008, que disciplina o tráfego de caminhões nas vias de trânsito intenso de Natal para abrir uma “janela” que permita a circulação deste tipo de veículo em determinados horários. Essas avenidas que hoje tem proibição para os caminhões são as Senador Salgado Filho, Hermes da Fonseca, Prudente de Morais, Bernardo Vieira, Coronel Estevam e Rio Branco.

O presidente da FIERN destacou a importância da discussão em torno da mobilidade urbana. Ele lembrou que o debate não deve ficar restrito à modificação da lei que restringe a circulação das carretas. “Há pontos de estrangulamento que podem ser melhorados com pequenas intervenções, como a criação de áreas de carga e descarga ou o alargamento de vias. Tudo isso precisa ser melhor debatido”, afirmou.

O diretor-tesoureiro da FIERN afirmou que além dos horários que devem ser liberados para caminhões e carretas, outros pontos foram tratados, como o limite de capacidade de carga dos veículos que podem circular nas avenidas e o uso da Via Costeira por esses meios de transportes. Para ele, o uso desta via precisa ser avaliado com cuidado, uma vez que a Salgado Filho, por ser “linear”, pode ser mais seguro se for liberado em horário adequados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *