As flores voltam a colorir o Shopping Cidade Jardim, no dia 2 de março, com a primeira edição de 2013 da Expoflores Cidade Jardim. Realizada no primeiro sábado de cada mês, a feira é uma iniciativa do Sebrae no Rio Grande do Norte, em parceria com a associação de lojista do shopping, para estimular o consumo de flores e plantas ornamentais e gerar mais negócios entre os envolvidos nessa cadeia produtiva. Essa é uma das ações do Sebrae para estimular o aumento da lucratividade dos produtores atendidos.
Orquídeas, flores tropicais, cactos suculentos, bonsai e roseiras estão entre as centenas de espécies que estarão à disposição do público para aquisição. A exposição permanece das 9h às 21h. Os preços são tão variados quanto à diversidade da flora tropical. Participam do evento as empresas Biosfera Cactus e Design, Bonsai Nordeste, Coisas Naturais, Encanto do Gerânio, Inplanta Orquídeas e Floricultura Flor e Arte.
A Encanto do Gerânio, por exemplo, já atua no mercado local há quase uma década e, para a Expoflores, pretende levar cerca de 70 vasos com 12 espécimes diferentes, como gerânios, alecrim, roseiras, pimentas e arruda. “Diversificamos para atender a todas as demandas. A exposição tem sido muito positiva para estimular o consumo de flores e plantas entre os natalenses”, afirma Ailton do Nascimento, um dos proprietários da Encanto do Gerânio, referindo-se à divulgação da produção de flores no Rio Grande do Norte.
E a atuação do Sebrae-RN neste ano para o setorial estará centrada no incentivo à comercialização da produção. De acordo com a gestora do projeto setorial de Flores Ornamentais e Plantas Medicinais do Sebrae-RN, Sergina Fernandes, as estratégias e ações que serão desenvolvidas ao longo do ano serão apresentadas durante reunião com os produtores. “Vamos apresentar o escopo do trabalho em 2013, cujo foco principal será acesso a mercados”, adianta a gestora.
A Expoflores Cidade Jardim faz parte das iniciativas do projeto para divulgar os produtores atendidos com o intuito de estimular o consumo dos produtos fora das datas comemorativas e aproximar os integrantes da cadeia produtiva de flores e plantas tropicais dos consumidores.
