EXPERIMENTE A PAZ –

Parabéns amigo! Deus te dê muita saúde!

Com essa saudação cumprimentei o aniversariante pelo qual tenho grande admiração e gratidão.

Qual não foi a minha reação ao ter recebido como resposta: “Troco a saúde pela paz espiritual”. Não que a paz espiritual não seja uma aspiração de muitos, mas que a resposta padrão sempre é um “muito obrigado” estendido com o complemento: “tendo saúde tudo se resolve”.

Refletindo, rebusquei no tempo, a vida que o amigo construira e que, sabedor da sua luta como pai e avô, viúvo, saúde fragilizada, orçamento apertado e ainda em alerta diuturnamente por conflito familiar, certamente é compreensível que a paz espiritual fosse prioritária.

O que é ter paz espiritual?

A paz é geralmente um estado de calma e estabilidade emocional, uma ausência de perturbações que transcende o nosso entendimento. Porém no mundo atual não a encontraremos assim tão disponível, mas podemos insistir intimamente em neutralizar as interferências negativas que afetam a base do nosso bem estar.

Ter consciência dos momentos difíceis pelos quais estamos sujeitos, processando e filtrando as informações recebidas do nosso exterior, ajuda-nos a lidar melhor com a segurança emocional. Separar o que é real do que não é, mesmo sabendo do caos imposto pelos sucessivos cenários políticos e econômicos mundiais, é necessário para não sucumbirmos emocionalmente.

Conhecer os nossos limites para enfrentarmos o medo pelo qual somos tomados exige que apliquemos a experiência já adquirida para enfrentarmos os problemas diários. E isso passa pela valorização positiva dos pequenos fatos e das simples coisas que nos restauram emocionalmente.

Compartilhar com as pessoas de nossa confiança os sentimentos que nos sufocam, mesmo superficialmente, ajuda-nos no convívio com aqueles que participam conosco na família ou em qualquer outro ambiente a sentir-nos útil e animado a prosseguir na nossa missão, em paz.

É importante ter o cuidado em não soltar a mão de Deus, pois Ele está no controle de todas as coisas que geram a paz espiritual. Em João 14:27 está dito: “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo”.

Portanto, agora entendo muito bem quando meu amigo disse: “Troco a saúde pela paz espiritual”

Experimente a paz.

Aqui para nós, o somatório de 'Saúde e Paz Espiritual' faz um bem sem igual.

 

 

 

 

 

 

Carlos Alberto Josuá Costa – Engenheiro Civil, escritor e Membro da Academia Macaibense de Letras ([email protected])

As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *