AB C_A_Josua-Costa-150x150

Carlos Alberto Josuá Costa

Uma segunda-feira de muito calor.

Lucas foi pra onde no final de semana? “Fui assistir TARZAN – A Evolução da Lenda, com minhas primas MARIA EDUARDA Ferraz de Albuquerque Germano e SOFIA Albuquerque Rocha Germano, no cinema”.

“Vô, Tarzan existe?”. Falei que era uma lenda, que começou assim… assim… e assim.

“Vô, e existe amigo de verdade?”

Existe sim, meu filho, mas não é tão fácil encontrá-los na multidão. Sente aqui, vamos conversar. A proposta não foi boa e o “cangaceiro”, como o outro vovô, o saudoso Salatiel Germano o chamava, correu e foi brincar.

O questionamento ficou “rebulindo” meu juízo e resolvi então consultar dezenas de outras pessoas indagando: “Existe amigo de verdade? Faça um pequeno comentário”.

“Sim”, “Sem dúvida”, “É claro” – fundamentaram a existência deles.

Tentei fazer um resumo dos comentários, mas percebi que o sentimento de expressão, apesar do mesmo sentido, era único e como tal não era repetitivo.

Por respeito àqueles que dedicaram parte de seu tempo para enriquecer a reflexão, extraí a essência da opinião, que compartilho com vocês.

“… algo raríssimo, só ocorre quando precisamos verdadeiramente de ajuda, e a recebemos… Ser amigo e não Ter amigos.” (Luiz Henrique)

“São poucos e você só conhece nas horas difíceis ou quando precisar da ajuda deles.” (Geraldo Alves)

“… sabemos que está lá; nem sempre a gente conversa; nem sempre a gente lembra de ligar…. É seu amigo. É isso.” (José M Ribeiro)

“De repente, surge alguma pessoa que lhe estende a mão, e a gente sem saber a razão, e até sem saber quem mandou a ajuda, a recebe com gratidão e nessa hora descobre um amigão para guardar dentro do peito.” (João Maceno)

“… todos tem algo a oferecer seja numa situação feliz ou triste.” “… gosto de olhar nos olhos, pegar, tocar, cheirar e sinto que isso faz toda diferença numa relação” (Socorro Praxedes)

“… nem sempre são aqueles que assim se declaram e aparentam sê-lo; mas os que em transes difíceis porque passamos na vida, ali os encontramos, desinteressadamente, bem perto de nós a “segurar-nos as mãos…” (Manoel S Filho)

“… as verdadeiras amizades são encontros planejados por Deus, pois ele nos une de acordo com as nossas necessidades de aprendizado…” (Lourdinha Brito)

“Quando alguém fica feliz quando outrem também está, então isto é uma grande demonstração de amizade. É diferente de ficar-se triste com a tristeza de outro.” (Albert Josuá)

“… é aquele que está disponível a qualquer hora para lhe ouvi, e que dá sua opinião mesmo que seja contrária a nossa…” (Rogério Nunes)

“… aquele que entende seu olhar sem necessidade de palavras. Que o critica quando necessário, mas o defende de qualquer critica injusta lançada contra você.” (Michelline Josuá)

“Amigo de verdade não tem definição, simplesmente você sabe que existe um sentimento e uma conexão maior que mantém a amizade.” (Kátia Ramalho)

“… são aqueles que nos momentos mais difíceis, você se socorre deles para uma palavra ou desabafo, é de uma confiança inigualável… ” (Alice Josuá Frazão)

“Imaginemos que não, só por imaginar… Amigo, amizade: nada combinaria tanto com verdade.” (Aluisio Azevedo)

“… pessoas que nos permitem ser como somos, verdadeiramente, porque a amizade é um amor incondicional, verdadeiro!… Ele é, e pronto!” (Elan Miranda)

“O principal é ter respeito pelo outro, o entendendo como uma pessoa com defeitos e virtudes…” (Dorian Ximenes)

“… é aquele que, mesmo distante lhe acompanha no que toma conhecimento e lhe diz umas verdades quando você está precisando.” (Lúcia Margareth)

“… tenho a certeza absoluta, a do maior amigo, que é DEUS, que enviou seu filho amado para morrer por nós, daí a prova de um verdadeiro amigo.” (Vinícius L. Silveira)

“… as verdadeiras amizades só são possíveis quando os amigos tem por vocação o bem: principalmente o bem ao próximo.” (Sidney Norinho)

“… você saberá se tem amigo de verdade em suas dificuldades, pois quando as coisas estão bem temos sempre muita gente próxima e é fácil demonstrar ser amigo.” (Tasso Soares)

“… sempre chega nas horas de alegrias, mas também chega nas horas difíceis na tentativa de nos ajudar, se solidarizando e nos fazendo companhia.” (Sérvulo Holanda)

“… se tornam presentes nos momentos que precisamos nos ajudam a caminhar, e muitas vezes nos repreendem, mas são verdadeiros naquilo que fazem.” (Tarcísio Medeiros)

“É algo imensurável!… muito dos obstáculos naturais que superei foi pelo simples fato de amá-los!” (Caetano Joshuá)

“As ações dos amigos de verdade é que fazem o diferencial.” (Wellington R. Cavalcante)

“… há uma espécie de ciclo para que essas conquistas aconteçam. É necessário que alguns se afastem para que outros cheguem e entrem e se façam amigos.” (Deuza Santos)

“… o exercício da amizade deve ser contado no conjunto dos sentimentos pessoais; porque é um elemento subjetivo por natureza.” (Alberto Da Hora)

“… Comece hoje mesmo a conquistar amizades verdadeiras, pois a amizade é um tesouro sem o qual a vida na terra não teria sentido.” (fragmento do texto Amizade Verdadeira, enviado por Cléber Pinheiro)

“… só saberemos realmente a sinceridade da amizade nos momentos de dificuldade quando aquele que se diz amigo estará ao seu lado, solidário, procurando de alguma forma ser útil.” (Carlos Homem)

“… Há sempre o prazer de ajudar, de servir, sem necessidade de reciprocidade. De partilhar todos os momentos, bons ou maus.” (Nássaro Nasser)

“Como é importante ter amigos simples…!” (Liszt Madruga)

“Ele é aquele que trabalha em silêncio,… aguardando a hora de sua necessidade para dar um apoio, um conforto…” (Sibely Marques)

“… apesar da distância é uma alegria quando nós revemos.” (Socorro Atiê)

“… na essência da palavra, é algo bem raro…” (Elisabete Mangabeira)

“… tinha um amigo, lamentavelmente ele se foi.” (Karl Leite)

“… a vida sem uma amizade passa a ser uma vida seca e amarga.” (Márcia P. Costa)

“Quando temos um amigo verdadeiro, torcemos pelo seu desenvolvimento humano pleno.” (Mário Amorim)

“… é muito raro” (Cleone Tavares)

“… ele sempre está junto nos momentos difíceis de sua vida.” (Ivan Santos)

“… é de um valor incalculável.” (Bebeta Micussi)

“… o quanto os admiro!” (Clóvis Bezerra)

“… só se conhece na hora do aperto.” (José Josias)

“No outro amamos nós mesmos. E sozinhos já estamos suficientemente mal acompanhados.” (Emídio Lopes)

“Tenho sido privilegiada pelo Sagrado, pois tenho amigos verdadeiros.” (Liliane Furtado)

“… amigo de verdade não tapa os seus olhos para os problemas…” (Liéte Leite)

“… não precisa nos amar; basta que o amemos.” (Bridenor Costa)

“… permite que fale das suas virtudes em público e comente seus defeitos a você mesmo.” (Jorge de Castro)

Sou grato pelos amigos que tenho, os de verdade diminuíram, ficaram muitos conhecidos e poucos amigos. Com alguns deles aprendi tantas coisas boas nessa vida. Muitos me ensinaram a ser o que sou hoje!

Sim Lucas, existe amigo de verdade, aprenda a descobri-los! Mas seja você mesmo um amigo verdadeiro!

Carlos Alberto Josuá Costa – Escritor, Engenheiro Civil e Consultor ([email protected])

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *