Em Natal, os atendimentos estão ocorrendo na Praça Gentil Ferreira e são realizados a partir das 8h

A Semana do Microempreendedor Individual (MEI) começou no Rio Grande do Norte com atendimentos e capacitações em vários pontos do estado. A estrutura montada em pontos estratégicos em cidades-polo e ações itinerantes estimularam profissionais informais a buscar orientação para formalização e quem já está registrado como MEI a se capacitar gratuitamente. Apesar de os números totais de atendimentos no RN ainda não estarem consolidados, em Natal, foram realizados cerca de 200 orientações, nove palestras e duas oficinas. Já no Agreste, a equipe técnica do Sebrae na região realizou 95 atendimentos e uma oficina.  A Semana do MEI se encerra no próximo sábado (18).

Na capital, os atendimentos foram realizados tanto na sede da Instituição quanto na estrutura montada na Praça Gentil Ferreira, no Alecrim, um dos principais pontos de concentração de negócios da capital potiguar. No bairro, o Sebrae implantou uma estrutura de tendas de 216 metros quadrados para atender, tirar dúvidas, orientar, capacitar e formalizar o público interessado em se tornar MEI.

Francisco Damião Dantas foi um dos que buscaram a orientação no local e decidiram sair da informalidade. Ele possui uma oficina de instalação de som automotiva em Parnamirim, há 15 anos. Com as nuances do mercado financeiro dos últimos meses, o empreendedor optou em se formalizar. Assistiu antes palestra sobre as vantagens de se tornar um MEI e acredita que, com a formalização, sai do mercado informal. “Agora, terei credibilidade no comércio e poderei declarar Imposto de Renda. Sem contar que agora terei a oportunidade de aumentar minhas vendas e faturar mais”, ressalva.

Programação
Durante a Semana do MEI, há programação em diversas cidades do interior do Rio Grande do Norte. Em Natal, os atendimentos na Praça Gentil Ferreira são realizados a partir das 8h. Para os próximos dias, a programação no local contempla ainda orientações com agentes do Santander, Agência de Fomento do RN (AGN) e Crediamigo – que apresentarão seus produtos aos empreendedores – além de palestras para mostrar as principais vantagens de se tornar um MEI.

Os empreendedores que desejam registrar a empresa nessa categoria jurídica também podem procurar o ponto de atendimento. “O objetivo da ação é fortalecer os pequenos negócios com capacitações e aumentar o número de trabalhadores formalizados”, diz a coordenadora estadual da Semana do MEI, Ruth Maia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *