ESSE NOSSO NOVO MOMENTO –

As vezes eu demoro a escrever sobre certos assuntos para não ser mal compreendido ou interpretado erroneamente. Afinal, esse nosso novo momento está muito perigoso. E tudo pode ser questionado. Por isso só de vez em quando ouso comentar sobre certos temas que surgem na minha mente. Seja na área política, de saúde, do comportamento e do relacionamento humano.

Por exemplo, a constatação de que a moral moderna está bem diferente da antiga, é um desses temas. Aquela que aprendemos com nossos pais, até parece que está desmoronando a passos largos. E já são muitas as demonstrações que estamos vendo sobre isso. Em várias situações.

Fico pensativo, lembrando de como as coisas mudaram atualmente. E que continuam mudando a olhos vistos e
a passos largos. Quem não agir ou pensar dessa forma pode ser crucificado pela nova moral. Uma característica desses novos tempos.

O advento das mídias sociais está favorecendo esse fenômeno. Hoje em dia todos dizem e postam o que querem. Mas tudo que não é aceito como “politicamente correto” está sendo criminalizado. E as pessoas que se manifestam de forma contrária são criticadas duramente pelos que se acham donos da verdade. Alguns inclusive se dão mal por expressar suas opiniões.

Por formação eu sou bastante tolerante e compreensivo. E nem um pouco preconceituoso. Mas percebo que até as músicas atuais mostram isso também. Algumas letras de mal gosto dizem coisas que antes não seriam toleradas. Num ritmo de batida forte, inspirando até danças com movimentos libidinosos.
E muitos gostam e cantam tais músicas.

A história dessa nova moral é apenas uma parte desse atual momento. Que nos faz pensar muito e falar menos. Pois tudo pode ser criminalizado. Coisas que se diziam antes podem assumir uma nova conotação nos dias de hoje. O que me fez lembrar de um velho ditado que ainda pode ser dito: em boca calada não entra mosca. Será essa a melhor atitude a ser tomada? O direto de opinião está em cheque?

 

 

 

 

Nelson Freire – Jornalista, editor do Blog Ponto de Vista, Economista e Bacharel em Direito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *