DESPERTAR – 

Certo sábado Jesus estava ensinando numa das sinagogas,
e ali estava uma mulher que tinha um espírito que a mantinha doente havia dezoito anos. Ela andava encurvada e de forma alguma podia endireitar-se.
Ao vê-la, Jesus chamou-a à frente e lhe disse: “Mulher, você está livre da sua doença”. Então lhe impôs as mãos; e imediatamente ela se endireitou, e louvava a Deus.

Essa narrativa do Evangelho, segundo Lucas, bem expressa a situação da pessoa que está sob o domínio do ego, que só olha para baixo, que só enxerga o seu próprio interesse, o seu próprio umbigo.

Quando a pessoa foca suas atividades apenas em ganhar dinheiro, conquistar cargos, fama, poder; quando toda sua capacidade está voltada para a satisfação dos seus desejos egoístas, tal pessoa está como que doente, vergada aos caprichos do mundo, aos prazeres materiais e sensuais. Necessitada está de uma “cura”, de um despertar, de uma luz divina que a tira daquela escuridão, daquela engano, daquela ilusão. Precisa de cura espiritual. Precisa despertar para a verdadeira vida.

Jesus conta que um certo homem tinha uma vinha e, há três anos, procura fruto na figueira que havia plantado ali e não encontrava. Chamou a pessoa que cuidava da vinha e a mandou cortar a planta, já que a mesma inutilizava a terra. O responsável pela vinha, entretanto, sugeriu:
“Senhor, deixe-a por mais um ano, e eu cavarei ao redor dela e a adubarei. Se der fruto no ano que vem, muito bem! Se não, corte-a”.

Assim é o cuidado de Cristo para conosco! Ele sempre nos dar uma chance de melhorar, de “endireitarmos” a nossa vida, de despertarmos do sono da ilusão, de nos libertarmos do domínio dos sentidos físicos, de sermos e vivermos conforme a nossa essência divina, ou seja, de verdadeiros filhos de Deus. A porta é estreita, o caminho é difícil e longo, mas Deus está conosco e esse é o desejo d’Ele.

Tudo começa pequeno – como um grão de mostarda. Todavia, essa semente cresce, floresce, e dá sombra e frutos.
Cuidemos, pois, do nosso despertar para a vida! Sejamos produtivos, espiritualmente!

 

 

João Batista Soares de Lima  – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *