ADAUTO MEDEIROS FILHO

            Também concordo como muitos dos meus amigos, que é pela politica que iremos construir nossa democracia. Mas a pergunta que faço e que me faço é: como faremos isso? No Brasil temos um sistema eleitoral cujo objetivo não é o beneficio do eleitor e sim do partido. E claro, que os interesses dos partidos nesse país nem sempre coincidem com o dos eleitores.

            E para quem acompanha, mesmo de longe, a nossa politica percebe rapidamente que o governo não forma maioria para defender os interesses do eleitor. Na verdade os partidos são verdadeiras gangues em beneficio próprio ou das empresas que os financiam. Estes financiadores antes mesmo de financiar as campanhas já recebem dinheiro público através de concorrência para fazer obras para o governo, e isso nos três níveis de governo.

            A nossa politica e os nossos políticos, com raríssimas exceções, me desculpem pensar assim e ser franco, são os piores do mundo, pois além de encarecer as obras cujo dinheiro vem de todos nós, os eleitores, com isso indiretamente, nós os eleitores, financiamos as campanhas dos candidatos que muitas vezes nem mesmo ouvimos falar deles. Isto se chama corrupção em estado puro.

            Claro que precisamos sim construir nossa democracia, democracia esta em que o politico possa tratar e visar os interesses do eleitor, e não de quem financia o partido ou o candidato. E outra, como pode ser democrática, ou democrático um sistema politico que obriga o sujeito (o dito cidadão) a votar? Isso não é cidadania muito menos democracia. Essa é mais uma contradição e aberração nesse nosso sistema politico anacrônico.

            Também penso que o nosso Congresso é a cara do povo, mas lá sinceramente não vemos ser tratados assuntos de interesse da comunidade, interesse público e sim interesse particular (dos políticos). Então faço de novo a pergunta: como vamos fazer para termos uma democracia de fato e de direito? Respondam.

Adauto Medeiros, engenheiro civil e empresário. [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *