CURIOSIDADES E HUMOR NA HISTÓRIA DA MEDICINA II –

Nessa maré de denúncias de corrupção, onde todos – ou quase todos – os políticos parecem estar no mesmo barco, resta apurar por qual motivo bandidos confessos são postos em liberdade. Nunca os senhores do judiciário – Ministério Público com Rodrigo Janot e Supremo Tribunal Federal com Edson Fachin – foram tão benevolentes com solapadores do dinheiro público. Todo o mundo é preso, negocia a delação premiada, a pena é diminuída, ou não, se a delação estiver contaminada por mentiras ou omissões. No caso dos marginais confessos, corruptos declarados, ladrões descarados, Joesley e Wesley, tudo foi diferente! Não tem quem tire da minha cabeça que os senhores da justiça já citados foram grampeados e compraram o silêncio dos dois bandidos com a liberdade total, sem nenhum julgamento, sem nada.

Como é que pode dois marginais, que enriqueceram exponencialmente durante o governo do PT, terem tanta credibilidade? Alguns criminosos não deveriam merecer os benefícios da delação premiada, pelo simples fato de ter que contar todas as suas próprias falcatruas o que aumentaria a pena a níveis estratosféricos. É o caso do guabiru que foi governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Nunca vi tanta voracidade e insaciabilidade pelo patrimônio público. Além da insensibilidade, pois até um hospital de referência, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o Pedro Ernesto, está semidesativado por falência do estado do Rio, quando o dinheiro e as joias do casal insaciável dariam folgadamente para resolver o problema. Está preso. Os irmãos Joesley e Wesley soltos.

Por tudo isso preferimos continuar com algumas curiosidades na história da medicina. Hasta martes!

  1. Louis Pasteur (1822 – 1895), que não era médico, criou a vacina antirrábica e contra o antraz. O antraz foi o primeiro germe que se provou ser causador de uma doença no homem.
  2. Assim como o nome “salmonela” é uma homenagem ao seu classificador, o americano Daniel Elmer Salmon (1850 – 1914), as “rickettsias”, que causam o tifo exantemático, foram descobertas pelo também americano Howard Taylor Ricketts (1817 – 1910).
  3. O auto experimentalismo era comum. Assim é que Jesse Lazear (1866-1900) deixou-se picar por mosquitos infectados com o vírus da febre amarela.
  4. Mais cruel foi Patrick Manson (esse nome Manson parece ser apocalíptico, lembram-se de Sharon Tate, aos 26 anos de idade, assassinada barbaramente por Charles Manson em 1969?) que manteve o seu filho trancafiado em um quarto até ser bastante picado pelos anofelinos, para mostrar ao mundo como ocorria a inoculação do parasita da malária.
  5. Aulus Cornelius Celsus (53 a.C. a 7 d.C), médico escritor, já escrevia no livro De arbitus, um capítulo intitulado De res medica, os quatro sintomas básicos da inflamação: dor, rubor, tumor e calor.
  6. O fato do monge Rasputin ter resistido à ingestão de cianureto de potássio se deveu à uma insuficiência congênita de ácido clorídrico estomacal, de cuja reação seria liberado um gás que o levaria à morte por anóxia química.
  7. Alexander Fleming (1881-1955) em 1928 observou que em placas contaminadas por fungos não nasciam bactérias. Apenas dez anos depois Ernest Chain e Howard Florey descobriram que era o fungo do gênero Penicillium que tinha poderes germicidas. Em 6 de agosto de 1942 os três salvaram um paciente com meningite e por isso foram agraciados com o Nobel de medicina em 1945. Até então não havia antibiótico para se tratar uma simples (ora, simples!) gonorréia.
  8. Cosme e Damião, provavelmente irmãos gêmeos, eram sicilianos. Cosme médico, Damião, farmacêutico. Cristãos, se viram combatidos pelo império romano. Mortos, danaram-se a fazer milagres. Em Mossoró o milagreiro é o assassino cruel Jararaca, com crentes ignorantes fazendo fila no seu túmulo. Já o herói que enfrentou Lampião, Coronel Rodolfo Fernandes, é completamente esquecido. Depois voltaremos a esse tema.
  9. Havia o hábito – e por incrível que pareça ainda há quem o cultive – de se fazer segredo de algumas descobertas em medicina. Assim é que Peter Chamberlain (1560-1631) inventou o fórceps e conseguiu mantê-lo em segredo de família por 125 anos.
  10. O intestino de carneiro foi utilizado como camisinha: era a tripa profilática. Depois foram feitas com linho e tinham que ser molhadas antes do uso. Em 1843 com o advento da vulcanização da borracha, houve o boom das camisinhas e foi Condom o primeiro médico inglês a prescrevê-las. É chamada de camisa de Vênus numa alusão à deusa da fertilidade, a mesma Afrodite. Doença venérea vem de Vênus, assim como Hermafrodita foi um filho de Hermes com Afrodite que nasceu com duplo sexo.
  11. O tendão de Aquiles é utilizado figurativamente como o ponto frágil do ser humano. Isso se deve à mãe de Aquiles que, ao batizá-lo no lago sagrado de Stix, segurou-o pelos calcanhares e ao imergi-lo de cabeça para baixo, todo o seu corpo estava bento, exceto os tornozelos. Durante um combate na guerra de Tróia, uma flecha adversária atingiu-o no tendão calcâneo, pondo-o fora do combate.

 

Armando Negreiros – Médico e Escritor
 As opiniões contidas nos artigos são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *