CRISTO, A ÁGUA VIVA – 

Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

Neste diálogo de Jesus com a mulher samaritana – à beira do poço de Jacó -, Jesus revela-se Fonte de vida eterna. Ele é o Verbo de Deus, mediante o qual todas as coisas foram criadas (como nos revela o próprio João no capítulo primeiro do seu Evangelho. A água que Ele nos oferece é a própria Verdade a que Ele nos conduz. Ele é o caminho, a verdade é a vida. Quem se reconhece Espírito, Vida, conhece a Cristo. E quem conhece a Cristo tem a vida eterna.

Porquanto, ele está em Cristo e o Cristo está nele. A verdade nos impulsiona para Deus – Fonte de todas as manifestações de vida.

Disse a mulher samaritana: “Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”.

Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém.

Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.

No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura.

Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”.

Neste trecho do diálogo, Jesus descarta toda e qualquer prática religiosa que não proceda de um coração puro e sincero, de qualquer formalidade que disvirtue o verdadeiro adorar a Deus. Segundo as palavras do Cristo, Deus não está limitado a um lugar específico, ou a um tempo determinado, ou a um certo grupo religioso, ou à uma determinada raça de indivíduos, ou a costumes e tradições de qualquer natureza.

Devemos amar a Deus no limite mais alto do nosso entendimento, no espaço mais profundo do nosso coração, e com toda a força do nosso ser. Do mesmo modo, devemos amar ao próximo e a nós mesmos. Somente amando nos tornamos amor. Somente perdoando obteremos perdão. Somente sendo pacíficos viveremos em paz. Só com a purificação de nossas mentes nos será permitido ver a Deus. Sejamos, pois, amor, perdão, paz, pureza, simplicidade, humildade e bênção na vida uns dos outros, desde agora e para sempre!

 

 

João Batista Soares de Lima  – Ex-secretário de Tributação e Membro da Arca da Aliança – Movimento Cristão.

 As opiniões contidas nos artigos/crônicas são de responsabilidade dos colaboradores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *