Mais quatro pessoas morreram na Árabia Saudita devido ao coronavírus Mers (sigla para Síndrome Respiratória Coronavírus do Oriente Médio), o que eleva o número de vítimas no país para 32, anunciaram autoridades governamentais nesta segunda-feira (17). As informações são da agência de notícias France Presse. Não há um novo balanço de vítimas em todo mundo – o último anunciado pela Organização Mundial da Saúde foi na sexta-feira (14), e relatava terem ocorrido 33 mortes, segundo agência Reuters.

A doença foi detectada pela primeira vez na Árabia Saudita em setembro de 2012. Duas das novas mortes ocorreram na província oriental do país e duas na província de Taef, localizada na região oeste. Além disso, três novos casos de contágio foram registrados no país, o que eleva a 49 os casos confirmados, segundo o Ministério da Saúde saudita. Na sexta, a OMS anunciou existirem 58 casos confirmados da doença em todo o mundo.

A OMS informou, na sexta, que o novo coronavírus Mers tem potencial para se transformar em uma pandemia. Para que isso não ocorra, a organização está divulgando novas diretrizes para orientar profissionais de saúde de todo o mundo a se manterem atentos aos sintomas da doença. A diretriz provisória, a ser concluída ainda este ano, incorpora lições da pandemia de 2009/10 da gripe suína A (H1N1), que causou cerca de 200 mil mortes, número compatível com os óbitos das gripes sazonais comuns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *