Foto de 2005 mostra um grupo de cheerleaders norte-coreanas que participaram de um campeonato em Icheon, Coreia do Sul; acredita-se que a mulher à direita seja a esposa do líder norte-coreano Kim Jong-Um, Ri Sol-Ju  (Foto: Dong-A Ilbo/AFP)
Foto de 2005 mostra um grupo de cheerleaders norte-coreanas que participaram de um campeonato em Icheon, Coreia do Sul; acredita-se que a mulher à direita seja a esposa do líder norte-coreano Kim Jong-Um, Ri Sol-Ju (Foto: Dong-A Ilbo/AFP)

A Coreia do Sul e a Coreia do Norte concordaram em formar sua primeira equipe olímpica unificada e em desfilar juntas na cerimônia de abertura dos Jogos de Inverno no mês que vem, afirmou a agência sul-coreana Yonhap nesta quarta-feira (17). O time conjunto será de hockey feminino.

O anúncio foi feito em um comunicado de ambos os países divulgado pelo Ministério da Unificação coreana, baseado em Seul, após uma reunião realizada na fronteira. Na abertura dos Jogos, que serão realizados no condado sul-coreano de Pyeongchang, o desfile dos dois países será com uma bandeira unificada da península.

Na mesma reunião, a Coreia do Norte propôs enviar uma delegação com 550 membros, incluindo 140 artistas, 30 lutadores de Taekwondo e 230 animadoras de torcida. A equipe deve chegar à Coreia do Sul no dia 25 de janeiro, segundo o comunicado.

As famosas “brigadas de animadoras” norte-coreanas estiveram presentes em outros eventos esportivos realizados em território sul-coreano, como os Jogos Asiáticos de Busan em 2002 e o Campeonato de Atletismo da Ásia em Incheon em 2005.

A reunião desta quarta foi a segunda em alto nível entre as duas Coreias em pouco mais de uma semana, depois que em 9 de janeiro ambos os países tiveram seu primeiro encontro deste tipo em dois anos e estabeleceram a convocação de futuras reuniões militares para evitar novos atritos e o envio de uma delegação norte-coreana a Pyeongchang.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *