A Coreia do Norte já começou a desmantelar seu centro de testes nucleares, que prometeu encerrar após a cúpula intercoreana realizada no final do mês passado, segundo mostram fotos publicadas e analisadas nesta terça-feira, pelo site especializado “38North”.

As fotos tiradas no dia 7 deste mês, são “as primeiras provas indiscutíveis” de que o desmantelamento do centro de testes nucleares de Punggye-ri (nordeste do país) está “muito avançado”, segundo explicam analistas do citado site.

Vários “edifícios-chave” no nível operacional foram “demolidos desde a análise anterior”, realizados com fotografias do local captadas por satélite no dia 20 de abril, segundo publicação do “38North”.

Alguns dos trilhos e carros da mina usados para escavar os túneis do complexo começaram a ser desmontados também, assim como algumas pequenas construções secundárias.

A Coreia do Norte disse que encerrará Punggye-ri publicamente (convidando a analistas e imprensa) em um ato previsto entre o dia 23 e 25 deste mês, pelo qual vai demolir os túneis com explosões, bloqueará as entradas e eliminará todas os postos de guarda e instalações de observação e pesquisa.

Na cúpula intercoreana de finais de abril, Pyongyang prometeu trabalhar para a “desnuclearização total” da península, além de ter afirmado anteriormente que vai parar seu teste de armas.

A promessa foi realizada perto da histórica reunião que acontecerá em Cingapura, no dia 12 de junho, entre o líder norte-coreano e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para tratar o possível fim do programa nuclear do regime.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *